Educação Física e questões de gênero: motivos para a escolha de modalidades esportivas por estudantes do ensino médio de uma escola militar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e67164

Resumo

O Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA) permite que os/as estudantes escolham a modalidade esportiva que querem praticar na Educação Física regular. As alunas tendem a ir para um tipo de atividade enquanto os alunos tendem a ir para outro. O artigo tem por objetivo debater os motivos das escolhas de modalidades e as percepções de alunos e de alunas do segundo ano do Ensino Médio do CMPA acerca das questões de gênero emergentes nas aulas regulares de Educação Física. A metodologia foi composta pela observação participante e realização de grupos focais nas turmas de futebol de campo (27 alunos e uma aluna), atividades físicas (32 alunas e um aluno) e basquetebol (9 alunas e 10 alunos). Concluiu-se que os direcionamentos são determinados principalmente pelas diferenças entre as vivências corporais de alunos e de alunas, em que o marcador gênero tem significativa influência.

 

Biografia do Autor

Lara Félix Jacoby, Colégio Militar de Porto Alegre

Mestra em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Militar de Porto Alegre

Silvana Vilodre Goellner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Referências

ALTMANN, Helena; SOUSA, Eustáquia. Meninos e meninas: Expectativas corporais e implicações na educação física escolar. Cadernos Cedes, ano XIX, nº 48, Agosto/99, p. 52-68.

ALTMANN, Helena et al. Educação Física Escolar e Gênero: Um estudo Transcultural. Relatório de pesquisa Brasil-Espanha. CNPQ, 14 de fevereiro de 2011.

ALTMANN, Helena. Educação física escolar: relações em jogo. São Paulo: Cortez, 2015. 176 p. Coleção Educação & Saúde, v. 11.

ALTMANN, Helena. Movimento é vida: atividades físicas e esportivas para todas as pessoas. Atividades físicas e esportivas e mulheres no Brasil. Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano no Brasil. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), 2017.

BORGES, Camila; SANTOS, Manoel. Aplicações da técnica do grupo focal: fundamentos metodológicos, potencialidades e limites. Revista SPAGESP, Ribeirão Preto , v. 6, n. 1, p. 74-80, jun. 2005. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S167729702005000100010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 01 nov. 2018.

CARRA, Patrícia Rodrigues Augusto. Baleiros e baleiras no velho casarão: coeducação ou escola mista no Colégio Militar de Porto Alegre? (RS - 1989 a 2013). 298 p. Tese (Doutorado em Educação). Porto Alegre: PUC/RS, 2013.

CARVALHO, Marie Jane; MACHADO, Juliana Brandão; ROSA, Tatiane Da Silva. Tempos compostos: gênero e classe social nos usos do tempo entre crianças. In: CARVALHO, M. J. S.; ROCHA, C. M. F. R. (Orgs.). Produzindo Gênero. Porto Alegre: Sulina, 2004. p. 231–265.

CRUZ, Marlon; PALMEIRA, Fernanda. Construção de identidade de gênero na Educação Física Escolar. Motriz, Rio Claro, v.15, n.1, p.116-131, jan./mar. 2009.

DORNELLES, Priscila Gomes. A feminilidade como problema na Educação Física Escolar: notas a partir da separação de meninos e meninas. GANÚ, M.; ABREU, Meriane Paiva; TEIXEIXA, Carla Loyana (Orgs.). Práticas corporais, cultura e diversidade. UFOPA: Belém, 2018.

GOELLNER, Silvana Vilodre. Mulheres e futebol no Brasil: entre sombras e visibilidades. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v.19, n.2, p.143-51, abr./jun. 2005.

GOELLNER, Silvana Vilodre. A cultura fitness e a estética do comedimento: as mulheres, seus corpos e aparências. In: STEVES, C.; SAWINS, T. (Orgs). A construção dos corpos: Perspectivas feministas. Florianópolis: Editora Mulheres, 2008, p. 245-260.

GOELLNER, Silvana Vilodre. A educação dos corpos, dos gêneros e das sexualidades e o reconhecimento da diversidade. Cadernos de Formação RBCE, v. 1, n. 2, p. 71-83, mar. 2010.

GOELLNER, Silvana Vilodre et al. Sobre os feminismos, o esporte e o potencial pedagógico dessa relação. Labrys – estudos feministas, jul./dez., 2012.

GOELLNER, Silvana Vilodre. A contribuição dos estudos de gênero e feministas para o campo acadêmico-profissional da Educação Física. In: DORNELLES, P. G.; WENETZ, I.; SCHWENGBER, M. S. V. Educação Física e Gênero. Desafios. Ijuí: UNIJUÍ, 2013. p. 23-43.

JACÓ, Juliana Fagundes. Educação Física Escolar e Gênero: Diferentes maneiras de participar das aulas. 2012. 120f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Campinas: UNICAMP, 2012.

MUHLEN, Johanna Coelho Von; GOELLNER, Silvana Vilodre. Jogos de gênero em Pequim 2008: representações de feminilidades e masculinidades (re)produzidas pelo site Terra. Revista Brasileira de Ciência do Esporte, Porto Alegre, v. 34, n. 1, p. 165-184, mar., 2012 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892012000100012&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 ago. 2019.

SARAIVA, Maria do Carmo. Coeducação física e esportes: quando a diferença é mito. Ijuí: Ed. Unijuí. 1999.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 71-99, jul./dez., 1995.

UCHOGA, Liane Aparecida Roveran; ALTMANN, Helena. Educação física escolar e relações de gênero: diferentes modos de participar e arriscar-se nos conteúdos de aula. Revista Brasileira de Ciência do Esporte, Porto Alegre, v. 38, n. 2, p. 163-170, jun., 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010132892016000200163&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 24 ago. 2018.

Downloads

Publicado

2020-06-03

Como Citar

JACOBY, Lara Félix; GOELLNER, Silvana Vilodre. Educação Física e questões de gênero: motivos para a escolha de modalidades esportivas por estudantes do ensino médio de uma escola militar. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 62, p. 01–19, 2020. DOI: 10.5007/2175-8042.2020e67164. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e67164. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais