Educação Física e questões de gênero: motivos para a escolha de modalidades esportivas por estudantes do ensino médio de uma escola militar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e67164

Resumo

O Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA) permite que os/as estudantes escolham a modalidade esportiva que querem praticar na Educação Física regular. As alunas tendem a ir para um tipo de atividade enquanto os alunos tendem a ir para outro. O artigo tem por objetivo debater os motivos das escolhas de modalidades e as percepções de alunos e de alunas do segundo ano do Ensino Médio do CMPA acerca das questões de gênero emergentes nas aulas regulares de Educação Física. A metodologia foi composta pela observação participante e realização de grupos focais nas turmas de futebol de campo (27 alunos e uma aluna), atividades físicas (32 alunas e um aluno) e basquetebol (9 alunas e 10 alunos). Concluiu-se que os direcionamentos são determinados principalmente pelas diferenças entre as vivências corporais de alunos e de alunas, em que o marcador gênero tem significativa influência.

 

Biografia do Autor

Lara Félix Jacoby, Colégio Militar de Porto Alegre

Mestra em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Militar de Porto Alegre

Silvana Vilodre Goellner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

2020-06-03

Como Citar

Jacoby, L. F., & Goellner, S. V. (2020). Educação Física e questões de gênero: motivos para a escolha de modalidades esportivas por estudantes do ensino médio de uma escola militar. Motrivivência, 32(62), 01–19. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e67164

Edição

Seção

Artigos Originais