Pedagogia histórico-crítica e Educação Física: o ensino das práticas corporais de aventura nos anos iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e71786

Resumo

Este artigo relata uma experiência didática desenvolvida no CEPAE/UFG, com o conteúdo “Práticas Corporais de Aventura”, para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, tendo como eixo articulador o jogo simbólico, fomentado pela “contação de histórias” infantis. A ação foi delineada em 25 aulas com duração de 45 minutos, ministradas em três encontros semanais em turno matutino. A experiência está fundamentada nas bases teórico-metodológicas da pedagogia histórico-crítica, sobretudo nos estudos recentes sobre a didática. O percurso foi desenvolvido em uma tríade interdependente: 1º) Contação de história, através de adaptações de contos; 2º) Transmissão-assimilação dos conceitos inerentes ao conteúdo; 3º) Avaliação e registro no caderno de Educação Física. Para além da apropriação dos conceitos relativos às Práticas Corporais de Aventura, as crianças tiveram acesso à relação metabólica entre o ser humano e natureza a partir do simbólico, evidenciando o processo dialético da prática pedagógica.

Biografia do Autor

Leonardo Carlos de Andrade, Universidade Federal de Goiás

Professor no Departamento de Educação Física do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada a Educação da Universidade Federal de Goiás e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Infânica (GEPEFI/UFG)

Jéssica da Silva Duarte de Andrade, Universidade Federal de Goiás

Professora de Educação Física na Educação Básica e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Infância (GEPEFI/UFG)

Sérgio de Almeida Moura, Universidade Federal de Goiás

Doutor, Professor Adjunto da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás e Líder do grupo Extensa Forma (FEFD/UFG)

Referências

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Publicado

2020-07-24

Como Citar

ANDRADE, Leonardo Carlos de; DUARTE DE ANDRADE, Jéssica da Silva; MOURA, Sérgio de Almeida. Pedagogia histórico-crítica e Educação Física: o ensino das práticas corporais de aventura nos anos iniciais. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 63, p. 01–15, 2020. DOI: 10.5007/2175-8042.2020e71786. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e71786. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Porta Aberta