Educação Física escolar: objetivos e estratégias para o ensino do atletismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e71829

Resumo

O corrente artigo é parte do produto de uma investigação de caráter teórico sobre o trato pedagógico do Esporte Atletismo na qualidade de conteúdo da Educação Física Escolar (EFE), objetivando, deste modo, verificar as publicações direcionadas ao ensino do Atletismo na EFE, identificando as modalidades trabalhadas, elencando os objetivos propostos para as aulas e listando as estratégias de ensino utilizadas. Metodologicamente, segue uma abordagem qualitativa a partir de uma revisão teórica-descritiva de periódicos e artigos publicados nos últimos 10 anos (2008 - 2018) selecionados no Portal de Periódicos com os descritores ensino, Atletismo e escola. Com esta investigação evidenciamos um recorte do panorama do ensino do Atletismo na EFE, apresentando um acervo instrumental para pensar e elaborar o ensino desse esporte, bem como qualificar a formação de futuros professores.

Biografia do Autor

Gislei José Scapin, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando em Educação Física CEFD/UFSM, Professor de Educação Física da rede municipal de ensino de Panambi - RS

Leandra Costa da Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação - UFSM; Professora do Departamento de Desportos Individuais - CEFD/UFSM

Referências

ALMEIDA, K. G.; KORDEL, J. D.; SEDORKO, C. M. O atletismo nas aulas de Educação Física das escolas estaduais do município de Imbituva – PR. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 15, n. 2, p. 97-104, jul./dez., 2017.

ARRUDA, G. S. Atletismo nas aulas de Educação Física escolar na rede municipal de Goiânia. 2012. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia. 2012.

BETTI, M; ZULIANI, L. R. Educação Física Escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte – Ano 1, Número 1, 2002.

COSTA, A. Q.; BETTI, M. Mídias e jogos: do virtual para uma experiência corporal educativa. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 27, n. 2, p. 165-78, jan., 2006. Disponível em: http://www.rbconline.org.br/revista/index.php. Acesso em: 21 set. 2010.

DAOLIO, J. Educação Física escolar: em busca da pluralidade. Rev. Paul. Educ. Fis., São Paulo, supl.2, p.40-42,1996.

DARIDO, S.C. Os conteúdos da Educação Física escolar: influências, tendências dificuldades e possibilidades. Perspectivas da Educação Física escolar. UFF, v.2, n.1, p. 5- 25, 2001.

FONSECA, R. J. Atletismo escolar em diferentes propostas de ensino. Caderno de Educação Física e Esporte. V.16, n. 2, p. 85-91, 2018.

GALVÃO, C; SAWADA, N; TREVISAN, M. Revisão Sistemática: recurso que proporciona a incorporação das evidências na prática da enfermagem. Revista Latino-am Enfermagem, Ribeirão Preto (SP), p. 549-556, 2004.

GEMENTE, F. R. F.; MATTHIESEN, S. Q. Formação continuada de professores: construindo possibilidades para o ensino do atletismo na Educação Física escolar. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 65, p. 183 – 200, jul./set., 2017.

GERHADT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Método de Pesquisa. Porto Alegre: Ufrgs, 2009. 120 p. (Educação a Distância). Disponível em: http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf. Acesso em: 13 jun. 2018.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GINCIENE, G. A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino dos 100 metros rasos. 2012. Dissertação (Mestrado) – Departamento de Educação Física, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Rio Claro, 2012.

GÓES, F. T.; VIEIRA JUNIOR, P. R.; OLIVEIRA, P. A. S. Algumas reflexões sobre a inserção e o ensino do Atletismo na Educação Física Escolar. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. São Paulo, v. 13, n.1, p. 96-108, ago, 2014.

KIRSCH, August. Antologia do Atletismo: metodologia para iniciação em escolas e clubes. – Rio de Janeiro: Ao livro Técnico, 1983.

KUNZ, Elenor. Educação Física: ensino e mudança. Ijuí: Unijuí, 1991.

KUNZ, Elenor (Org.). Didática da Educação Física. Ijuí:Unijuí, 1998.

KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. 8 .ed. – Ijuí: Ed. Unijuí, 2014.

LECINA, L. A.; ROCHA JR., I. C. Diagnóstico do atletismo escolar em Santa Maria. Kinesis, Santa Maria, n. 25, 2001. Disponível em: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/kinesis/article/view/10214. Acesso em: 16 set. 2013

MARQUES, C. L. da S; IORA, J. A. Atletismo Escolar: possibilidades e estratégias de objetivo, conteúdo e método em aulas de Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 2, p.103-118, jun. 2009.

MATTHIESEN, S.Q. et al. As novas tecnologias de informação e comunicação como um recurso didático para o ensino do Atletismo na escola. In: Núcleos de Ensino da Unesp [recurso eletrônico]: Artigos 2012: Tecnologias da Informação e Comunicação e Material Pedagógico / Organizadores Laurence Duarte Colvara, José Brás Barreto de Oliveira. – Dados eletrônicos (1 arquivo). – São Paulo: Cultura Acadêmica: Universidade Estadual Paulista. Pró-Reitoria de Graduação : Núcleos de Ensino da Unesp, 2014, v. 3, p. 82-95

MATTHIENSEN, S. Q.; FIORAVANTI, C. A. A. O atletismo para crianças para crianças e jovens: extensão, educação e ensino. Revista Machenzie de Educação Física e Esporte. – 7 (2): 103-108, 2008.

MATTHIESEN, Sara Quenzer (Org.). Atletismo se aprende na escola. Jundiaí, SP: Fontoura, 2005.

MATTHIESEN, Sara Quenzer. Atletismo: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

MATTHIESEN, Sara Quenzer. Atletismo na escola / Sara Quenzer Matthiesen; Ricardo Garcia Cappelli, prefácio. – Maringá : Eduem, 2014. 161 p. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/94636/000916393.pdf?sequence=1. Acesso em: 28, ago 2018.

MIRANDA, C. F. O corpo das crianças nas aulas de Atletismo na escola. Caderno CEDES, Campinas, vol. 32, n. 87, p. 177-185, mai./ago., 2012.

MOTA e SILVA. Atletismo (ainda) não se aprende na escola? revisitando artigos publicados em periódicos científicos da educação física nos últimos anos. Movimento, v. 21, n. 4, p. 1111-1122, out./ dez., 2015.

RANGEL BETTI, I. C. Esporte na Escola: mas é só isso, professor?. Motriz, Rio Claro, v. 1, n. 1, p.25-31, jun. 1999

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico – Crítica: primeiras aproximações. 11ªed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

SIMONI, Clarissa Rios; TEIXEIRA, Willian Medeiros. Atletismo em quadrinhos: história, regras, técnicas e glossário. Porto Alegre: Ed. Rigel & Livros Brasil, 2009.

SOARES, et.al. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 2012.

SOUSA, L. A.; BRITO, A. C. O Atletismo na perspectiva educacional. Revista Expressão Católica. Jul./dez.; 2 (2): 114-124, 2013.

Downloads

Publicado

2020-08-25

Como Citar

Scapin, G. J., & Costa, L. C. da. (2020). Educação Física escolar: objetivos e estratégias para o ensino do atletismo. Motrivivência, 32(63), 01–19. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e71829

Edição

Seção

Porta Aberta

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)