Promovendo diálogos sobre imagem corporal com futuros professores de Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e72284Resumo
O estudo objetivou avaliar se a participação em uma intervenção foi capaz de modificar a percepção de futuros professores de Educação Física em lidar com assuntos relacionados à imagem corporal em suas aulas. Participaram do estudo 14 acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena. Os voluntários responderam a entrevistas semi-estruturadas antes do início e após a realização de quatro encontros, os quais buscaram colocar o corpo no âmbito das práticas pedagógicas. A análise das entrevistas apontou a importância da abordagem de temas relacionados ao corpo e à imagem corporal com os licenciandos, de forma a propiciar uma prática docente mais abrangente e inclusiva.
Referências
ALMEIDA, Dulce Filgueira de; WIGGERS, Ingrid Dittrich; JUBÉ, Carolina Nascimento. Do corpo produtivo ao corpo rascunho: aproximações conceituais a partir de relações entre corpo e tecnologia. Sociedade e Estado, v. 29, n. 3, p. 963-983, 2014.
ALMEIDA, Sebastião Sousa; ZANATTA, Daniela Peroco; REZENDE, Fabiana Faria. Imagem corporal, ansiedade e depressão em pacientes obesos submetidos à cirurgia bariátrica. Estudos de Psicologia (Natal), v. 17, n. 1, p. 153-160, 2012.
AMARAL, Ana Carolina Soares; CARVALHO, Pedro Henrique Berbert de; FERREIRA, Maria Elisa Caputo. A cultura do corpo perfeito: A influência sociocultural na Imagem Corporal. In: FERREIRA, Maria Elisa Caputo; CASTRO, Marcela Rodrigues; MORGADO, Fabiane Frota da Rocha (Orgs.). Imagem corporal: Reflexões, diretrizes e práticas de pesquisa. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2014. p. 173-185.
AMARAL, Ana Carolina Soares; FERREIRA, Maria Elisa Caputo. Prevenindo a insatisfação corporal e os transtornos alimentares: atualidades, perspectivas e a atuação do profissional de educação física. In: CARVALHO, Pedro Henrique Berbert de; SOARES, João Paulo Fernandes; BANDEIRA, Marília Martins (Orgs.). Corpos em movimento: imagens, gêneros e interculturalidades. Curitiba: Appris, 2019. p. 57-73.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico y estadístico de enfermedades mentales. 5. ed. Washington, DC: American Psychiatric Association, 2013.
AVALOS, Laura; TYLKA, Tracy L.; WOOD-BARCALOW, Nichole. The Body Appreciation Scale: development and psychometric evaluation. Body Image, v. 2, n. 3, p. 285-297, 2005.
AZEVEDO, Andréa Pires et al. Dismorfia muscular: A busca pelo corpo hiper musculoso. Motricidade, v. 8, n. 1, p. 53-66, 2012.
BOZZA, Denise Aparecida; AHLERT, Alvori. O corpo na escola de Ensino Médio: relações e interrelações históricas, culturais e sociais. 2009. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/869-4.pdf. Acesso em: 28 nov. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Educação Física. Brasília: Ministério da Educação, 2018.
CAPELLETTI, Jeferson dos Santos; RODRIGUES, Jefferson Antonione. Da aquisição da imagem corporal: o papel docente junto a prática física, educativa, pedagógica e corporal em adolescentes. Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde, v. 12, n. 1, p. 16-41, 2014.
CLAUMANN, Gaia Salvador et al. Prevalência de pensamentos e comportamentos suicidas e associação com a insatisfação corporal em adolescentes. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 67, n. 1, p. 3-9, 2018.
CONTI, Maria Aparecida. Os aspectos que compõem o conceito de imagem corporal pela ótica do adolescente. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, v. 18, n. 3, p. 240-253, 2008.
CONTI, Maria Aparecida; BERTOLIN, Maria Natacha Toral; PERES, Stela Verzinhasse. A mídia e o corpo: o que o jovem tem a dizer?. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, p. 2095-2103, 2010.
COSTA, Elaine Melo de Brito; VENÂNCIO, Silvana. Atividade física e saúde: discurso que controlam o corpo. Pensar a Prática, v. 7, n. 1, p. 59-74, 2004.
DARIDO, Suraya Cristina. Diferentes Concepções sobre o papel da Educação Física na Escola. In: Darido, Suraya Cristina (Org.). Cadernos de Formação: Conteúdos e Didática de Educação Física. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p. 34-50.
FANTE, Cleo. Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. Ponta Grossa, Paraná: Verus Editora, 2005.
FEHRMAN-ROSAS, Pamela et al. Asociación entre autopercepción de imagen corporal y patrones alimentarios en estudiantes de Nutrición y Dietética. Nutrición Hospitalaria, v. 33, n. 3, p. 649-654, 2016.
FREITAS, Clara Maria Silveira Monteiro de et al. O padrão de beleza corporal sobre o corpo feminino mediante o IMC. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 24, n. 3, p. 389-404, 2010.
GOLDENBERG, Mirian. Gênero, “o corpo” e “imitação prestigiosa” na cultura brasileira. Saúde e Sociedade, v. 20, p. 543-553, 2011.
LEINS, Judith et al. Approach and avoidance: Relations with the thin body ideal in women with disordered eating behavior. Psychiatry Research, v. 269, p. 286-292, 2018.
OLIVEIRA, Flavia Fernandes de; VOTRE, Sebastião Josué. Bullying nas aulas de educação física. Movimento, v. 12, n. 2, p. 173-197, 2006.
OLIVEIRA, Marcus Aurélio Taborda de; OLIVEIRA, Luciane Paiva Alves de; VAZ, Alexandre Fernandez. Sobre corporalidade e escolarização: contribuições para a reorientação das práticas escolares da disciplina de educação física. Pensar a Prática, v. 11, n. 3, p. 303-303, 2008.
OLIVEIRA, Wanderlei Abadio de et al. Experiences and perceptions of discrimination related to bullying among Brazilian students. Maltrattamento e Abuso All’infanzia, v. 1, p. 29-57, 2016.
OLWEUS, Dan. School bullying: Development and some important challenges. Annual Review of Clinical Psychology, v. 9, n. 1, p. 751-780, 2013.
PINHEIRO, Maria Claudia; VOTRE, Sebastião. Relação entre satisfação e insatisfação com a imagem corporal e indicadores antropométricos: estudo realizado com estudantes da escola secundária de Estarreja no distrito de Aveiro. Pensar a Prática, v. 21, n. 1, p. 71-81, 2018.
SCHILDER, Paul. A imagem do corpo: as energias construtivas da psiquê. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1980.
SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Bullying: mentes perigosas nas escolas. Rio de Janeiro, RJ: Objetiva, 2010.
SILVA, Andressa Hennig; FOSSÁ, Maria Ivete Trevisan. Análise de conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. Qualitas Revista Eletrônica, v. 16, n. 1, p. 1-14, 2015.
SILVA, Fernanda Azevedo Gomes da; SILVA, Luis Aureliano Imbiriba e; LÜDORF, Silvia Maria Agatti. A educação física no ensino médio: um olhar sobre o corpo. Movimento, v. 21, n. 3, p. 673-685, 2015.
SMITH, Jamie M. et al. Body dissatisfaction and disordered eating in native American, Hispanic, and White college women. Eating and Weight Disorders-Studies on Anorexia, Bulimia and Obesity, v. 25, p. 347-355, 2020.
STICE, Eric; BECKER, Carolyn Black; YOKUM, Sonja. Eating disorder prevention: Current evidence‐base and future directions. International Journal of Eating Disorders, v. 46, n. 5, p. 478-485, 2013.
THOMPSON, J. Kevin et al. Exacting beauty: Theory, assessment, and treatment of body image disturbance. Washington, DC: American Psychological Association, 1999.
ZEQUINÃO, Marcela Almeida et al. Vulnerabilidade e bullying escolar: interfaces teóricas possíveis. Pensar a Prática, v. 20, n. 3, p. 614-628, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).