Resenha da obra Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e73585

Palavras-chave:

Educação especial, Educação física inclusiva, Pedagogia do esporte, Judô, Deficiência visual

Resumo

Resenhou-se o livro “Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivas”, resultado do Pós-doutoramento de Carlos Fernando França Mosquera. É um ensaio subdividido em dois capítulos. No primeiro, destacou-se a tentativa de reescrever a história da educação especial. No segundo, apresentou-se um ensaio sobre uma pedagogia acerca da relação do objeto de conhecimento (os conteúdos e currículo do Judô), com os aprendizes (pessoas com deficiência visual (DV)), além de relatar a experiência profissional e acadêmica do Projeto Judô, realizado em instituição para pessoas com DV. Foram analisados: 1) Estilo e correção de linguagem; 2) Qualidade das fontes utilizadas; 3) Coerência interna e com a metodologia anunciada; 4) Aprofundamento e atualização da discussão com a literatura; e 5) Contribuições e inovações. A inovação pedagógica é inegável na compreensão filosófica do “vazio” que norteia e motiva a pessoa com deficiência visual e a todos que estão envolvidos no processo inclusivo.

Biografia do Autor

Patrick Ramon Stafin Coquerel, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professor do Departamento de Educação Física e Doutorando em Neurociências da UFRN

Monica Giordana Francieli Blau Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestranda de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Jonatas de França Barros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Pós doutorado em educação inclusiva e reabilitação na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Professor e orientador no ppgef da UFRN, professor colaborador voluntário no Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares/Nesprom da Universidade de Brasília

Sidarta Tollendal Gomes Ribeiro, Instituto do Cérebro - ICe - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Bacharelado em Ciências Biológicas, Universidade de Brasilia, 1993
Mestrado em Biofísica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1994
Doutorado em Comportamento Animal, Universidade Rockefeller, 2000
Pós-Doutorado em Neurofisiologia, Universidade Duke, 2005
Diretor do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra, 2005-2008
Professor Titular de Neurociências da UFRN, 2008-presente
Diretor do Instituto do Cérebro da UFRN, 2011-presente

Referências

MOSQUERA, Carlos Fernando França. Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivas. Curitiba, Editora do Chain, 2019. 144p.

Downloads

Publicado

2020-08-06

Edição

Seção

Porta Aberta