Educação Física e a rede de saúde pública: dilemas, possibilidades e desafios entre a formação e a intervenção

Autores

  • Márcia Fernanda de Méllo Mendes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Marielly de Moraes Universidade Feevale
  • Sabrina Chapuis de Andrade Fundação Municipal de Saúde de Canoas
  • Cristianne Maria Famer Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n43p133

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar as atividades realizadas pelos profissionais de Educação Física (PEF) no campo da Saúde Pública e investigar como a formação influencia na sua prática profissional. Metodologia: utilizou-se a técnica de Grupo Focal com a participação de onze profissionais de Educação Física vinculados a rede pública de saúde. Resultados: emergiram duas categorias: uma diz respeito à formação profissional e outra à inserção dos PEF no campo da Saúde Pública. Considerações: A pesquisa identificou que há uma lacuna entre a formação do PEF e a realidade da prática profissional que atenda às diretrizes e necessidades do SUS. A formação deve superar o modelo hegemônico biológico, centrado puramente da técnica, propondo ao aluno uma reflexão crítica da realidade social e uma nova concepção de saúde, sociedade e de sujeito.

Biografia do Autor

Márcia Fernanda de Méllo Mendes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Especialista em Saúde Mental Coletiva (ESP/RS), Gestão Participativa e Políticas Públicas em Saúde (UCS) e Práticas Pedagógicas em Serviços de Saúde (UFRGS)

Professora de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves, RS, Brasil

marciafmm@yahoo.com.br

http://lattes.cnpq.br/0789277947896991

Marielly de Moraes, Universidade Feevale

Mestre em Ciências do Movimento Humano – UFRGS

Professora no curso de Fisioterapia da Universidade Feevale, Novo Hamburgo - RS, Brasil

Coordenadora da Secretaria Acadêmica do Projeto Caminhos do Cuidado, Porto Alegre - RS, Brasil.

mariellydemoraes@yahoo.com.br

http://lattes.cnpq.br/7615811854987127

Sabrina Chapuis de Andrade, Fundação Municipal de Saúde de Canoas

Especialista em Saúde Mental (Escola do Grupo Hospitalar Conceição), Especialista em Saúde da Família pela (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre) Especialista em Práticas Pedagógicas em Serviços de Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

 

Servidora Pública na Fundação Municipal de Saúde de Canoas - Prefeitura Municipal de Canoas, Estancia Velha, Rio Grande do Sul, Brasil

sabrinachapuis@gmail.com

http://lattes.cnpq.br/4940791741713669

Cristianne Maria Famer Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no Curso de Bacharelado em Saúde Coletiva, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

cristianne.rocha@terra.com.br

http://lattes.cnpq.br/6227320473881539

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Publicado

2014-11-12

Como Citar

MENDES, Márcia Fernanda de Méllo; DE MORAES, Marielly; ANDRADE, Sabrina Chapuis de; ROCHA, Cristianne Maria Famer. Educação Física e a rede de saúde pública: dilemas, possibilidades e desafios entre a formação e a intervenção. Motrivivência, Florianópolis, v. 26, n. 43, p. 133–149, 2014. DOI: 10.5007/2175-8042.2014v26n43p133. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2014v26n43p133. Acesso em: 25 nov. 2024.