Fenomenologia e Educação Física: uma revisão dos conceitos de corpo e motricidade

Autores

  • Marcel Alves Franco Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Maria Isabel Brandão de Souza Mendes Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n45p209

Resumo

Este trabalho caracteriza-se como uma revisão de literatura, um estudo bibliográfico, acerca dos conceitos de corpo e motricidade existentes na Fenomenologia da Percepção, de Merleau-Ponty. O objetivo deste trabalho foi evidenciar os conceitos de corpo e motricidade em Merleau-Ponty e identificar implicações para a área da Educação Física. A pesquisa na Fenomenologia de Merleau-Ponty aponta para um redimensionamento do olhar sobre o ser humano e a forma de ser no mundo. O movimento é compreendido como linguagem sensível que manifesta a intenção do ser em relação ao mundo, ao espaço, aos outros, às coisas, favorecendo a uma ampliação na concepção de corpo que historicamente se instituiu na Educação Física: do corpo enquanto objeto de estudo para também considerá-lo como corpo sujeito. Além de ser orgânico, o corpo é social, cultural e histórico e aprende por meio de sua corporeidade.

Biografia do Autor

Marcel Alves Franco, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe (2012). Tem experiência na área de Educação Física no âmbito da Educação, atua principalmente nos seguintes temas: Educação Física, Corporeidade, Práticas Corporais, Cuidar de si.

Maria Isabel Brandão de Souza Mendes, Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Atualmente é docente da Graduação e da Pós-Graduação Stricto Sensu do Curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde da Família da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação Física. Pesquisadora do GEPEC (UFRN) e da Rede CEDES do MInistério do Esporte. Foi Coordenadora do Grupo de Trabalho Temático (GTT) Atividade Física e Saúde do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (2009-2011). Tem experiência na área de Educação Física, pesquisando os seguintes temas: corpo, cultura de movimento, produção de conhecimento, saúde, ideologia do ser saudável e cuidado de si, educação física, práticas corporais.

Downloads

Publicado

2015-09-14

Como Citar

Franco, M. A., & Mendes, M. I. B. de S. (2015). Fenomenologia e Educação Física: uma revisão dos conceitos de corpo e motricidade. Motrivivência, 27(45), 209–218. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n45p209

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)