O PIBID e o percurso formativo de professores de Educação Física

Autores

  • Daniela de Moura Clates Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Maria Cecília Camargo Günther Centro de Educação Física e Desportos/Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n46p53

Resumo

Esse artigo é resultado de uma investigação que teve como foco a repercussão das experiências acumuladas no PIBID sobre o percurso formativo de egressos do curso de Educação Física – Licenciatura do CEFD/UFSM. Trata-se de um estudo de caso descritivo, de corte qualitativo. O estudo foi desenvolvido através de revisão de literatura e entrevistas biográficas (semiestruturadas). Foram tomadas como foco de análise as experiências sociocorporais, o processo de escolha profissional e as experiências formativas vividas na graduação junto ao PIBID. Assim, compreendeu-se que o PIBID representa um importante espaço formativo e que propicia a antecipação da experiência docente, incidindo sobre a socialização profissional e construção da identidade docente desses acadêmicos. O programa pode, no entanto, avançar no sentido de aprofundar as reflexões e formulações teóricas sobre as experiências e saberes delas originados.

Biografia do Autor

Daniela de Moura Clates, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Universidade Federal de Santa Maria, Graduada em Educação Física - Licenciatura

Universidade Federal de Santa Maria, Curso de especialização em andamento na área de Educação Física Escolar

Maria Cecília Camargo Günther, Centro de Educação Física e Desportos/Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Desportos Individuais do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria (CEFD/UFSM) atuando no curso de licenciatura em EF e com pesquisas em formação de professores e prática pedagógica em EF.

Downloads

Publicado

2015-11-24

Como Citar

Clates, D. de M., & Günther, M. C. C. (2015). O PIBID e o percurso formativo de professores de Educação Física. Motrivivência, 27(46), 53–68. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n46p53

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)