O mestrado acadêmico no processo de desenvolvimento profissional de professores de Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-80402.2020e67704

Resumo

Esse artigo é resultado de uma investigação que visou compreender de que modo a realização do mestrado acadêmico, por professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS, repercute no processo de desenvolvimento profissional desses docentes. O estudo teve por base a revisão de literatura e entrevistas biográficas (semiestruturadas). O foco de análise foram o mestrado acadêmico e seus desdobramentos no desenvolvimento profissional docente. Assim, compreendeu-se que o processo de desenvolvimento profissional, em grande medida, parece ter sido influenciado pela realização do mestrado acadêmico de diferentes formas. A diversidade presente nesses processos não impede que haja convergência em relação ao reconhecimento da sua repercussão sobre as práticas pedagógicas para alguns professores, ou, sobre a identidade docente de outros.

Biografia do Autor

Daniela de Moura Clates, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestra em Educação Física pela UFSM (2019)

Especialista em Educação Física pela UFSM (2016)

Licenciada em Educação Física pela UFSM (2013)

Adriana Claudia Martins Fighera, UFSM

Doutora em Educação pela UFSM

Maria Cecília da Silva Camargo, UFSM

Docente no centro de Educação Física da UFSM

Referências

BERNARDI, Ana Paula; ILHA, Franciele Roos da Silva; KRUG, Hugo Norberto. A pós-graduação Lato Sensu na trajetória profissional de professores de Educação Física. Horizontes, v. 35, n. 1, p. 133-140, jan./abr. 2017.

BOLÍVAR, Antonio. Profissão Professor: o itinerário profissional e a construção da escola. Tradução de Gilson César Cardoso de Souza. Bauru, SP: EDUSC, 2002.

CAMARGO, Maria Cecília da Silva; CASTRO, Felipe Barroso; CLATES, Daniela de Moura. Formação de professores de Educação Física: projetos x disciplinas curriculares. In: SAWITSKI, Rosalvo Luis; MARTINY, Luis Eugênio.; JAEGER, Angelita Alice. Vida, vivência e experiência de professores de Educação Física. Curitiba: CRV, 2019, p. 19- 38.

DAY, CHRISTOPHER; GU, Qing. Profesores: vidas nuevas, verdades antiguas. Una influencia decisiva en la vida de los alumnos. Traucición Pablo Manzano Bernárdez. Madrid: Narcea, S. A. de ediciones, 2012.

GOODSON, Ivor Frederick. Profesorado e historias de vida: un campo de investigación emergente. In: GOODSON, Ivor Frederick. (Org.). Historias de vida del profesorado. Barcelona: Octaedro, 2004.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e incerteza. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

MARCELO GARCIA, Carlos. Formação de professores: para uma mudança educativa. Estudo sobre estratégias de inserção profissional na Europa. Revista Iberoamericana de Educación, v. 19, p. 101-144, 1999.

MARQUES, Mário Osório. A formação do profissional da educação. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1992.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

MOITA, Maria da Conceição. Percursos de formação e de trans-formação. In: NÓVOA, António. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Portugal: Porto, 1995, p. 111-140.

NÓVOA, António. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.

ROSA, Cristian Leandro Lopes da; RIBEIRO, Gabriela Machado; MARIN, Elizara Carolina. A formação continuada de professores de Educação Física em serviço: um processo vivenciado no âmbito do PIBID. In: SAWITSKI, Rosalvo Luis; ROSA, Cristian Leandro Lopes da; GAMA, Maria Eliza Rosa. Iniciação à docência, reflexões e produção do conhecimento: PIBID Educação Física no CEFD/UFSM. Curitiba: CRV, 2016, p. 171-191.

SANTA MARIA. Plano de carreira do magistério público do município. Lei municipal nº 4696/03, de 22 de setembro de 2003. Disponível em: http://www.santamaria.rs.gov.br/docs/Pub_23080226-66.pdf. Acesso em: 30 de julho de 2019.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987.

VAILLANT, Denise; MARCELO, Carlos. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. 1. ed. Curitiba: Ed. UTFPR, 2012.

Downloads

Publicado

2020-06-04

Como Citar

CLATES, Daniela de Moura; FIGHERA, Adriana Claudia Martins; CAMARGO, Maria Cecília da Silva. O mestrado acadêmico no processo de desenvolvimento profissional de professores de Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 62, p. 01–17, 2020. DOI: 10.5007/2175-80402.2020e67704. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-80402.2020e67704. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais