Corpo e movimento e o projeto político-pedagógico na educação infantil: tensões na relação com a BNCC e o RCG
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e79720Resumo
Neste artigo tem-se o objetivo de discorrer sobre as possíveis tensões na relação entre proposições relativas ao corpo e movimento no processo de elaboração dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) para a Educação Infantil (EI) à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Referencial Curricular Gaúcho (RCG), considerando-se a parte específica da EI dos documentos. Para tanto, fez-se uma análise documental, em diálogo com alguns referenciais da área sobre a temática, abrangendo elementos referentes à construção do PPP e sua relação com o currículo da escola, o currículo na EI e a Educação Física, além do corpo e o movimento e a EI. Nessa análise, observou-se que parece haver tensões na elaboração dos PPP e dos currículos em relação ao corpo/movimento, de acordo com as concepções, muitas vezes ambíguas, contidas na BNCC e reafirmadas no RCG.
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