Corpo e movimento e o projeto político-pedagógico na educação infantil: tensões na relação com a BNCC e o RCG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e79720

Resumo

Neste artigo tem-se o objetivo de discorrer sobre as possíveis tensões na relação entre proposições relativas ao corpo e movimento no processo de elaboração dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) para a Educação Infantil (EI) à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Referencial Curricular Gaúcho (RCG), considerando-se a parte específica da EI dos documentos. Para tanto, fez-se  uma análise documental, em diálogo com alguns referenciais da área sobre a temática, abrangendo elementos referentes à construção do PPP e sua relação com o currículo da escola, o currículo na EI e a Educação Física, além do corpo e o movimento e a EI. Nessa análise, observou-se  que parece haver tensões na elaboração dos PPP e dos currículos em relação ao corpo/movimento, de acordo com as concepções, muitas vezes ambíguas, contidas na BNCC e reafirmadas no RCG.

Biografia do Autor

Heloisa Elesbão, Universidade Federal de Santa Maria

Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Especialista em Educação Física Escolar (UFSM). Graduada em Educação Física Licenciatura e em Educação Física Bacharelado pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Participa do Grupo Pátio de Estudos Qualitativos sobre Formação de Professores e Práticas Pedagógicas em Educação Física na UFSM. Atualmente é professora de Educação Física na Prefeitura Municipal de Candelária-RS.

Maria Cecília da Silva Camargo, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Licenciada em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1982), realizou mestrado em Ciências do Movimento Humano na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado também em Ciências do Movimento Humano pela mesma Instituição. Com passagem pela Prefeitura Municipal de Florianópolis (1995 e 1996), atuou também na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre entre 2000 e 2008. Exerceu docência na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (RS) entre 2003 e 2008. Entre 2008 e 2009 exerceu docência e pesquisa no âmbito de formação de professores, prática pedagógica e educação física escolar na Universidade Estadual de Londrina (PR). Atualmente é docente no Curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria. É integrante do Grupo de Estudos Qualitativos Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física e Ciências do Esporte (F3P-EFICE), Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF) e líder do Grupo Pátio de Estudos Qualitativos sobre Formação de Professores e Práticas Pedagógicas em Educação Física (UFSM). Concluiu estudos de pós-doutorado na Universidade Federal do Espirito Santo, sob a supervisão do Prof. Dr. André da Silva Mello.

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Publicado

2021-07-08

Como Citar

Elesbão, H., & Camargo, M. C. da S. (2021). Corpo e movimento e o projeto político-pedagógico na educação infantil: tensões na relação com a BNCC e o RCG. Motrivivência, 33(64), 1–18. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e79720

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