EDUCAÇÃO FÍSICA: Globalização e Profissionalização – uma crítica à perspectiva neoliberal
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Neste ensaio, argumento como tese central para discussão que, no Brasil, o complexo processo em curso de construção hegemônica do neoliberalismo e as transformações do desporto sob a égide do capitalismo levaram ao surgimento de um movimento destinado a transformar a educação física em uma profissão liberal. Integram esta estratégia iniciativas como a tentativa de regulamentação da profissão, a implantação dos cursos de bacharelado e as mudanças curriculares, justificadas pela necessidade de atender às mudanças ocorridas no mercado de trabalho. A primeira parte do artigo discute algumas conseqüências do ideário neoliberal e da globalização na educação física. A segunda examina a influência do marketing desportivo na educação física. A terceira parte discute questões como profissionalização, formação profissional e regulamentação da profissão.Downloads
Publicado
1997-01-01
Como Citar
FARIA JÚNIOR, Alfredo G. de. EDUCAÇÃO FÍSICA: Globalização e Profissionalização – uma crítica à perspectiva neoliberal. Motrivivência, Florianópolis, n. 10, p. 44–60, 1997. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/5000. Acesso em: 25 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).