A reinserção dos jogos populares nos programas escolares

Autores

  • Alfredo G. de Faria Junior UERJ

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este artigo propõe a reinserção dos jogos populares e dos brinquedos cantados nos programas escolares de educação física concebidos sob um enfoque multicultural. Na primeira parte, são conceituados os termos jogo, brincadeira, brinquedo cantado, parlenda e conteste, e discutida a Teoria da transfiguração, de Marinho (1953). Na segunda são apresentados alguns resultados de pesquisas que buscaram resgatar as experiências de grupos de idosos em relação a jogos, brincadeiras e brinquedos cantados. Com base nesses resultados argumenta-se que, possivelmente, a classe trabalhadora se tornou repositória de brincadeira, brinquedos cantados e jogos que foram sendo perdidos (ou transformados) em conseqüência dos processos de urbanização e industrialização. Finalmente, discute-se as dificuldades inerentes a essa proposta de reinserção.

Biografia do Autor

Alfredo G. de Faria Junior, UERJ

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

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Publicado

1996-01-01

Como Citar

Faria Junior, A. G. de. (1996). A reinserção dos jogos populares nos programas escolares. Motrivivência, (9), 44–65. https://doi.org/10.5007/%x