A reinserção dos jogos populares nos programas escolares
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Este artigo propõe a reinserção dos jogos populares e dos brinquedos cantados nos programas escolares de educação física concebidos sob um enfoque multicultural. Na primeira parte, são conceituados os termos jogo, brincadeira, brinquedo cantado, parlenda e conteste, e discutida a Teoria da transfiguração, de Marinho (1953). Na segunda são apresentados alguns resultados de pesquisas que buscaram resgatar as experiências de grupos de idosos em relação a jogos, brincadeiras e brinquedos cantados. Com base nesses resultados argumenta-se que, possivelmente, a classe trabalhadora se tornou repositória de brincadeira, brinquedos cantados e jogos que foram sendo perdidos (ou transformados) em conseqüência dos processos de urbanização e industrialização. Finalmente, discute-se as dificuldades inerentes a essa proposta de reinserção.Downloads
Publicado
1996-01-01
Como Citar
FARIA JUNIOR, Alfredo G. de. A reinserção dos jogos populares nos programas escolares. Motrivivência, Florianópolis, n. 9, p. 44–65, 1996. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/5655. Acesso em: 6 mar. 2025.
Edição
Seção
Artigos
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