A organização do trabalho pedagógico na educação infantil: especificidades e relações com a Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e56519

Resumo

Este artigo caracteriza-se como um estudo teórico, cujo objetivo é apresentar aos professores e professoras de Educação Física inseridos na Educação Infantil, princípios teórico-epistemológicos e metodológicos pautados na Teoria Histórico-Cultural, Teoria Histórico Crítica e Pedagogia Crítico-Superadora, que os possibilitem qualificar a atuação através da compreensão das especificidades pertencentes à organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil. Para isto, abordamos sobre a criança e sua relação com a docência, o par dialético “cuidar e educar”, a organização do tempo e espaço, os materiais e recursos didático-pedagógicos, o currículo e a avalição, estabelecendo relações com a Educação Física e a Cultura Corporal

Biografia do Autor

Bárbara Isabela Soares de Souza Souza, Universidade Federal de Goiás (UFG).

Mestra em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade de Brasília (PPGEF/UnB). Goiânia, Goiás, Brasil. E-mail: barbaraiss@hotmail.com Telefone: (62) 98275.0501

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Publicado

2019-05-13

Como Citar

SOUZA, Bárbara Isabela Soares de Souza. A organização do trabalho pedagógico na educação infantil: especificidades e relações com a Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, v. 31, n. 58, p. 1–22, 2019. DOI: 10.5007/2175-8042.2019e56519. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2019e56519. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais