A brincadeira e o desenvolvimento infantil: implicações para a educação em creches e pré-escolas

Authors

  • Zilma de Moraes Ramos de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Abstract

O artigo discute a evolução da brincadeira simbólica de crianças de 1 a 6 anos freqüentando creches para a população de baixa renda, a partir de uma visão sociointeracionista do desenvolvimento humano elaborada a partir de Mead, Moreno, Vygotsky e Wallon. Algumas implicações para a educação infantil em creches e pré-escolas são também apresentadas.

Author Biography

Zilma de Moraes Ramos de Oliveira

Professora-associada do Departamento de Psciologia e Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Published

1996-01-01

How to Cite

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. A brincadeira e o desenvolvimento infantil: implicações para a educação em creches e pré-escolas. Motrivivência, Florianópolis, n. 9, p. 136–146, 1996. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/5663. Acesso em: 26 dec. 2025.