Instituição universitária: Abrindo a janela do visível e quebrando o universo do enunciável

Autores

  • Raquel Stela de Sá

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este texto procura refletir sobre questões relativas a minha vivência enquanto professora numa Instituição Universitária, explicitando como ocorrem as relações pedagógicas que aí se estabelecem em termos de se saber, poder e produção de subjetividade, ou seja, como acontecem os discursos pedagógicos e as normas disciplinares institucionais, que vão inscrevendo nas interioridades dos indivíduos as verdades e saberes corretivos, de normalização, modelando as subjetividades, estabelecendo, desta forma, padrões de comportamento que transformam os diferentes em deficientes.

Biografia do Autor

Raquel Stela de Sá

Professora aposentada do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina e integrante do Núcleo de Alfabetização Técnica do CED/UFSC e do Núcleo de Estudos Pedagógicos em Educação Física do CDS/UFSC.

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Publicado

1996-01-01

Como Citar

Sá, R. S. de. (1996). Instituição universitária: Abrindo a janela do visível e quebrando o universo do enunciável. Motrivivência, (9), 348–361. https://doi.org/10.5007/%x