PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES, SUBJETIVAÇÃO E OBJETIVAÇÃO: algumas contribuições de Félix Guattari e Pierre Lévy para a Educação Física

Autores

  • Alfredo Feres Neto Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

RESUMO: A cada dia que passa, novas modalidades esportivas são criadas, particularmente as que pertencem a denominação “esportes radicais”. Além destas, é cada vez maior o espaço ocupado pelo videogame e pelo esporte telespetáculo, principalmente enquanto atividades de lazer. Os objetivos deste trabalho são subsidiar a educação física com alguns elementos que permitam compreender o processo de criação de novas modalidades esportivas, bem como contribuir com algumas idéias de Félix Guattari e Pierre Lévy, autores até agora pouco estudados pela área. Em especial, nos deteremos no processo de virtualização como “criação de novas realidades” (em nosso caso, modalidades esportivas), e nos conceitos de subjetivação e objetivação, que nos parecem bastante apropriados para entender as cada vez mais freqüentes interações homem-máquina.

Biografia do Autor

Alfredo Feres Neto, Unicamp

Doutor em Educação – FE – Unicamp. Professor da Universidade Católica de Brasília.

Downloads

Publicado

2001-01-01

Como Citar

FERES NETO, Alfredo. PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES, SUBJETIVAÇÃO E OBJETIVAÇÃO: algumas contribuições de Félix Guattari e Pierre Lévy para a Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, n. 17, 2001. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/5927. Acesso em: 3 dez. 2024.