A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES FRENTE AOS AVANÇOS DO CAPITAL
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Este trabalho desenvolve uma reflexão crítica sobre a formação do professor de Educação Física no Brasil. Para alcançar este objetivo, o trabalho está organizado em três blocos: (1) inicialmente, resgatam-se os principais aspectos do desenvolvimento deste processo, desde as suas origens até os anos de 1980; (2) em seguida, recuperam-se os principais determinantes que culminaram na fragmentação da formação entre licenciatura e bacharelado, na Resolução 07/2004 (CES/CNE); (3) finalmente, busca-se, nas concepções de politecnia e omnilateralidade, elementos para a constituição de um processo de formação do professor de Educação Física numa perspectiva contra-hegemônica aos interesses do capital.Downloads
Publicado
2008-03-14
Como Citar
QUELHAS, Álvaro de Azeredo; NOZAKI, Hajime Takeuchi. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES FRENTE AOS AVANÇOS DO CAPITAL. Motrivivência, Florianópolis, n. 26, p. 69–87, 2008. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/680. Acesso em: 2 fev. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).