Experimentando as atividades circenses e ressignificando as relações sociais na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021e77923

Resumo

O objetivo desse estudo é analisar as potencialidades das atividades circenses na ressignificação das relações interpessoais no cotidiano escolar, encorajadas pela ampliação artística  e afetiva ao longo do processo de ensino e aprendizagem dessa prática corporal. O processo foi desenvolvido durante um semestre letivo, em uma escola pública (municipal) da cidade de Bauru-SP, com participação de 28 crianças de uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental. A análise dos dados, fundamentada na análise de conteúdo, evidenciou três categorias correspondentes às práticas corporais, às experiências estéticas e o protagonismo e coletivo infantis como potencializadoras para a transformação das relações sociais. Na primeira categoria a cooperação e o respeito foram fortalecidos. Já a segunda promoveu trocas de experiências e a criação artística coletiva, e a terceira o fortalecimento da autonomia e do diálogo. Com isso, as atividades circenses revelam-se potente caminho para a (re)construção qualitativa das relações sociais na escola.

Biografia do Autor

Mariana Harue Yonamine, UNESP- BAURU

Graduada em Licenciatura em Pedagogia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Faculdade de Ciências, Departamento de Educação, Bauru, Brasil.    

Fernanda Rossi, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências UNESP câmpus Bauru

Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Faculdade de Ciências, Departamento de Educação, Bauru, SP, Brasil

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Publicado

2021-04-14

Como Citar

YONAMINE, Mariana Harue; ROSSI, Fernanda. Experimentando as atividades circenses e ressignificando as relações sociais na escola. Motrivivência, Florianópolis, v. 33, n. 64, p. 1–24, 2021. DOI: 10.5007/2175-8042.2021e77923. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/77923. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais