Formar para inovar em Educação Física: bases para a produção de inovação na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e80210

Palavras-chave:

género, tiempo, espacio, comunidades pescadoras, turismo

Resumo

Este ensaio traz reflexões sobre inovação na formação inicial para a licenciatura e objetiva analisar bases teóricas, normativas e vivenciais que impulsionam o trato com esse fenômeno no curso de ensino superior da Educação Física. Observamos que a emergência da inovação como elemento de reflexão na formação docente em Educação Física advém de sua demarcação em diretrizes curriculares e de sua exploração teórico-metodológica em projetos pedagógicos e no currículo. Além disso, o cotidiano vivido precisa proporcionar em suas diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão o desenvolvimento profissional de professores que entendam a inovação e suas características como uma das fontes para atuação com qualidade na escola básica. A modelação curricular, por exemplo, representa um dos conceitos que, trabalhado no ensino superior, permitem pensar e experimentar a inovação no currículo, atribuindo a esse objeto um caráter ampliado, dinâmico e flexível, favorecendo a existência de práticas inovadoras na Educação Física.

Biografia do Autor

Marcio Antonio Raiol dos Santos, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação. Docente da Universidade Federal do Pará (Escola de Aplicação – Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica – PPEB). Líder do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas para o Ensino na Educação Básica – GPRAPE/EAUFPA. 

Carlos Afonso Santos , UFPA

Formação: Licenciado Pleno em Educação Física / UFPA Vínculo: Mestre em Educação - Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica - PPEB/UFPA.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Santos, M. A. R. dos ., & Santos , C. A. . (2021). Formar para inovar em Educação Física: bases para a produção de inovação na educação básica . Motrivivência, 33(64), 1–21. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e80210

Edição

Seção

Porta Aberta