A Educação Física no modelo remoto em face à pandemia da COVID-19: reflexões de estudantes e professores sobre o ensino-aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e80680

Resumo

O objetivo deste artigo foi descrever e analisar as opiniões de estudantes e professores da graduação em Educação Física sobre as suas vivências no primeiro semestre de Ensino Remoto Emergencial e implicações no ensino-aprendizagem. Trate-se de uma pesquisa descritiva quali-quantitativa com delineamento transversal. Foi feita uma pesquisa por questionário e uma análise de conteúdo das reflexões apontadas 48 discentes e 6 docentes. Foram apontados benefícios como retomada das atividades de forma flexível, sem custos com locomoção e à facilidade das tecnologias e promoção de novas habilidades e metodologias educacionais. Foi observado pelos relatos que o Ensino Remoto Emergencial apresentou muitas dificuldades a nível de ensino-aprendizagem apesar das vantagens tecnológicas, como a pouca adesão e participação de docentes e discentes nas aulas, problemas com acesso à internet, além de demanda alta de atividades e carência de metodologias de avaliações satisfatórias, e que o ensino híbrido é uma possibilidade futura, desde que bem estruturado.

Biografia do Autor

Juliana Daniele de Araújo Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Educação Física
Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Recife, Brasil

Tereza Luiza de França, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Recife, Brasil

Doutora em Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Professora do Departamento de Educação Física
Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Recife, Brasil

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Publicado

2021-11-26

Como Citar

Silva, J. D. de A., & França, T. L. de. (2021). A Educação Física no modelo remoto em face à pandemia da COVID-19: reflexões de estudantes e professores sobre o ensino-aprendizagem. Motrivivência, 33(64), 1–21. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e80680

Edição

Seção

Artigos Originais