Pela centralidade da práxis: a cultura corporal como forma de superação ontológica da dissociação entre teoria e prática nas aulas de Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e81440

Resumo

Este estudo almeja analisar a pertinência do marxismo como forma de compreensão e atuação na realidade, em especial suas potencialidades na estruturação de uma abordagem pedagógica para a Educação Física Escolar, tendo em vista os avanços frutos da elaboração da abordagem crítico-superadora pelo Coletivo de Autores. Para tanto, entendemos que o materialismo histórica cultura corporal como forma de superação ontológica da dissociação entre teoria e prática nas aulas EF  o e dialético, por meio do conceito de práxis, nos fornece as condições de superação da dicotomia teoria e prática, que ainda se encontram presentes no debate epistemológico e ontológico desse campo de conhecimento. Compreendemos que essa dicotomia seja fruto das contradições sociais próprias do capitalismo, logo, sua crítica não pode se limitar ao campo subjetivo, sendo a sua superação produto de uma ação no âmbito objetivo, o que resgata o conceito de práxis como elemento de compreensão da relação entre sujeito e sociedade.

Biografia do Autor

Matheus Rufino Castro, Colégio Pedro II

Professor EBTT de Educação Física do Colégio Pedro II. Licenciado em Educação Física pela UFRJ. Mestre em Educação pela UFF. Doutor em Educação pela UERJ. Coordenador do Núcleo de Estudos em Educação e Realidade Brasileira (NEEREBRA).

 

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Publicado

2021-10-20

Como Citar

Castro, M. R. (2021). Pela centralidade da práxis: a cultura corporal como forma de superação ontológica da dissociação entre teoria e prática nas aulas de Educação Física. Motrivivência, 33(64), 1–16. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e81440

Edição

Seção

Porta Aberta