O olhar dos alunos dos cursos de Educação Física das universidades públicas federais do estado do Rio de Janeiro sobre os programas de iniciação científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e81970

Palavras-chave:

Sociolinguística, Concordância Nominal de Número, Variação

Resumo

  • A Iniciação Científica (IC) ocorre nas universidades brasileiras desde 1950 e, na Educação Física brasileira, os estudos sobre os programas de IC datam de 1999. Esta pesquisa apresentou como objetivo investigar o papel da IC na formação profissional em Educação Física em Universidades Públicas Federais do Estado do Rio de Janeiro. Na metodologia, utilizamos o método indutivo com viés exploratório, onde os instrumentos para a coleta dos dados foi a entrevista semiestruturada. O referencial teórico foi fundamentado nas ideias de Diniz-Pereira, Latour e Woolgar. A amostra foi constituída por alunos e ex-alunos dos programas de IC dos cursos de Educação Física da UFRJ, da UFRRJ e da UFF. Os resultados mostraram que os programas de IC vêm favorecendo os alunos a obterem uma formação mais abrangente com aprofundamento dos conteúdos da área; um melhor rendimento acadêmico, além de possibilitar ingressarem nos programas de pós-graduação Stricto sensu logo após o término do curso.

Biografia do Autor

Elaine de Brito Carneiro, Fiocruz

Sou Doutora pelo programa de Ensino em Biociências e Saúde (EBS - IOC/FIOCRUZ). Atualmete sou pós-doutoranda do Programa de Ensino em Biociências e Saúde (EBS - IOC/FIOCRUZ), onde estudo algumas temáticas relacionadas à questões indígenas. Sou docente da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo -RJ desde 1994, onde atualmente atuo como pesquisadora e professora formadora do Centro de Referência em Formação  Continuada (CREFCON) deste município. Sou professora assistente dos cursos de licenciatura e bacharelado  em Educação Física da UNISUAM/RJ desde 2002. Sou professora adjunta do curso de bacharelado em Educação Física da Universidade de Vassouras - RJ (2021 - atual). 

Rosane Moreira Silva de Meirelles, UERJ

 

- Professora Adjunta (2015 - atual) - Departamento de Ensino de Ciências e Biologia (DECB/IBRAG/UERJ). - Orientadora  (2017-atual) - Programa stricto sensu em Ensino de Biologia (PROFBIO - associada UERJ). - Orientadora (2004 - atual)- Programa stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde (IOC - Fiocruz). - Coordenadora adjunta (2018 - atual) - Programa lato sensu em Ensino de Ciências (DECB/IBRAG/UERJ).

 

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Publicado

2021-12-08

Como Citar

Carneiro, E. de B., & Meirelles, R. M. S. de . (2021). O olhar dos alunos dos cursos de Educação Física das universidades públicas federais do estado do Rio de Janeiro sobre os programas de iniciação científica. Motrivivência, 33(64), 1–14. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e81970

Edição

Seção

Artigos Originais