O olhar dos alunos dos cursos de Educação Física das universidades públicas federais do estado do Rio de Janeiro sobre os programas de iniciação científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e81970

Palavras-chave:

Sociolinguística, Concordância Nominal de Número, Variação

Resumo

  • A Iniciação Científica (IC) ocorre nas universidades brasileiras desde 1950 e, na Educação Física brasileira, os estudos sobre os programas de IC datam de 1999. Esta pesquisa apresentou como objetivo investigar o papel da IC na formação profissional em Educação Física em Universidades Públicas Federais do Estado do Rio de Janeiro. Na metodologia, utilizamos o método indutivo com viés exploratório, onde os instrumentos para a coleta dos dados foi a entrevista semiestruturada. O referencial teórico foi fundamentado nas ideias de Diniz-Pereira, Latour e Woolgar. A amostra foi constituída por alunos e ex-alunos dos programas de IC dos cursos de Educação Física da UFRJ, da UFRRJ e da UFF. Os resultados mostraram que os programas de IC vêm favorecendo os alunos a obterem uma formação mais abrangente com aprofundamento dos conteúdos da área; um melhor rendimento acadêmico, além de possibilitar ingressarem nos programas de pós-graduação Stricto sensu logo após o término do curso.

Biografia do Autor

Elaine de Brito Carneiro, Fiocruz

Sou Doutora pelo programa de Ensino em Biociências e Saúde (EBS - IOC/FIOCRUZ). Atualmete sou pós-doutoranda do Programa de Ensino em Biociências e Saúde (EBS - IOC/FIOCRUZ), onde estudo algumas temáticas relacionadas à questões indígenas. Sou docente da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo -RJ desde 1994, onde atualmente atuo como pesquisadora e professora formadora do Centro de Referência em Formação  Continuada (CREFCON) deste município. Sou professora assistente dos cursos de licenciatura e bacharelado  em Educação Física da UNISUAM/RJ desde 2002. Sou professora adjunta do curso de bacharelado em Educação Física da Universidade de Vassouras - RJ (2021 - atual). 

Rosane Moreira Silva de Meirelles, UERJ

 

- Professora Adjunta (2015 - atual) - Departamento de Ensino de Ciências e Biologia (DECB/IBRAG/UERJ). - Orientadora  (2017-atual) - Programa stricto sensu em Ensino de Biologia (PROFBIO - associada UERJ). - Orientadora (2004 - atual)- Programa stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde (IOC - Fiocruz). - Coordenadora adjunta (2018 - atual) - Programa lato sensu em Ensino de Ciências (DECB/IBRAG/UERJ).

 

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Publicado

2021-12-08

Como Citar

CARNEIRO, Elaine de Brito; MEIRELLES, Rosane Moreira Silva de. O olhar dos alunos dos cursos de Educação Física das universidades públicas federais do estado do Rio de Janeiro sobre os programas de iniciação científica. Motrivivência, Florianópolis, v. 33, n. 64, p. 1–14, 2021. DOI: 10.5007/2175-8042.2021.e81970. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/81970. Acesso em: 1 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais