Educação Física e Cinema: problematizando a figura do coach-teacher entre professores e professoras da rede pública da cidade do Rio Grande – RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021e.82681

Resumo

O presente artigo objetiva descrever como algumas produções cinematográficas norte-americanas são problematizadas por professores e professoras de Educação Física  atuantes na rede pública do município de Rio Grande - RS. Para isso, lançamos mão do método do grupo focal, composto por docentes atuantes nos anos finais do ensino fundamental. Como disparador da discussão temática, foi utilizado material audiovisual produzido com fragmentos de obras cinematográficas Coach Carter e Remember The Titans, exibido para os participantes da pesquisa.  A análise dos dados se deu através da ferramenta metodológica da Análise Textual Discursiva. Os dados produzidos possibilitaram a criação de quatro categorias: 1) o professor de Educação Física brasileiro e a figura do coach-teacher; 2) esporte na escola; 3) potencialidade do cinema na Educação Física escolar; 4) o professor de Educação Física e seu papel social. Como resultado, observou-se a consolidação da compreensão do coach-teacher enquanto um agregado de características e atitudes pedagógicas e sociais exercidas no cotidiano dos participantes da pesquisa em sua atuação docente.

Biografia do Autor

Charles da Costa Bandeira, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

- Licenciado em Educação Física - FURG;

- Professor na rede privadade de ensino básico do município do Rio Grande - RS.

Arisson Vinícius Landgraf Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

- Doutor em Educação em Ciências - FURG

- Professor Adjunto do Instituto de Educação - FURG

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Publicado

2021-11-26

Como Citar

Bandeira, C. da C., & Gonçalves, A. V. L. . (2021). Educação Física e Cinema: problematizando a figura do coach-teacher entre professores e professoras da rede pública da cidade do Rio Grande – RS. Motrivivência, 33(64), 1–20. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021e.82681

Edição

Seção

Artigos Originais