Educação Física na escola indígena dos Borari da terra indígena Maró

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e86176

Palavras-chave:

Educação física, Educação escolar indígena, Práticas corporais tradicionais

Resumo

Este trabalho resulta da pesquisa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) intitulada: Educação Física e Educação Escolar Indígena: o caso dos Borari da Terra Indígena Maró. A pesquisa teve como objetivo geral compreender o desenvolvimento do componente curricular Educação Física em uma escola indígena do município de Santarém-PA. A pesquisa caracterizou-se como um estudo exploratório e os dados produzidos foram analisados mediante a técnica da Análise de Conteúdo. Os resultados encontrados demonstraram que o componente curricular Educação Física estava organizado na escola indígena a partir de uma sistematização em três grandes categorias de ensino: Jogos e Brincadeiras, Práticas Corporais Tradicionais e a Modalidade Esportiva Futebol, conteúdos que foram sistematizados pelos docentes indígenas mediante a necessidade de implementar uma proposta de ensino diferenciada em sua escola, na qual os conhecimentos tradicionais presentes no cotidiano indígena são introduzidos na instituição escolar.

 

Biografia do Autor

Ingrid Coelho de Jesus, UFOPA

graduação em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (2018) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2021). Atualmente é professora de Educação Física na SEDUC e SEMED Amazonas. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, Educação Escolar Indígena, formação continuada, avaliação em larga escala, educação integral e ensino superior-currículo.

Gilberto César Lopes Rodrigues, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutor em Educação na área de concentração em Filosofia e História da Educação do PPGE/UNICAMP. Mestre em Filosofia na área de concentração em Filosofia da Mente, Epistemologia e Lógica do PPGF da UNESP-Marília. Licenciado em Filosofia na Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP-Marília. Professor do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e do Mestrado Profissional em Educação Escolar Indígena da rede UEPA-UFPA-UNIFESSPA-UFOPA.

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Publicado

2022-09-01

Como Citar

Coelho de Jesus, I., & César Lopes Rodrigues, G. . (2022). Educação Física na escola indígena dos Borari da terra indígena Maró. Motrivivência, 34(65). https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e86176

Edição

Seção

Artigos Originais