Encaixando possibilidades: uma proposta pedagógica para o malabarismo com caixas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e87325

Palavras-chave:

Malabarismo, Circo, Caixas, Pedagogia, Artes

Resumo

Recentemente, educadores físicos e artistas atuantes na escola vêm direcionando atenção para o potencial pedagógico do circo e evidenciando a aproximação entre educação corporal a arte. Diante da amplitude das práticas circenses, contamos com as modalidades de malabarismo com distintos aparelhos, destacando-se claves, bolas e aros. Fundamentadas na manipulação de objetos, essas práticas requerem atenção dos professores, visando o oferecimento de um ensino lúdico, envolvente, seguro e expressivo. Assim, o presente artigo discute elementos básicos para o ensino do malabarismo com caixas, procurando fomentar essa prática entre os profissionais que se aventuram no ensino da arte circense e que buscam uma educação artístico-estética. Partindo de referenciais teóricos, artísticos e de nossa práxis com pedagogia circense e malabarismo com caixas, acreditamos que essa modalidade possa compor o repertório de profissionais da Educação Física e das Artes e almejamos com essa contribuição que o malabarismo com caixas torne-se mais disseminado e acessível.

Palavras-Chave: Malabarismo; Circo; Caixas; Pedagogia; Artes

Biografia do Autor

Daniel de Carvalho Lopes, Faculdade de Educação Física da Unicamp - Grupo de Pesquisa em Circo (CIRCUS)

Graduado pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP -2010); Mestre em Artes pela Universida de Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (IA/UNESP - 2015); Doutor pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP - 2020); educador de Circo Social; integrante desde 2006 do Grupo de Pesquisa em Circo (CIRCUS - FEF - UNICAMP - CNPq); coordenador, juntamente com a historiadora Erminia Silva, do website www.circonteudo.com; autor de livros, artigos e pesquisas sobre pedagogia das atividades circenses, história do circo e história da Educação Física.

Rodrigo Mallet Duprat, Faculdade de Educação Física da Unicamp - Grupo de Pesquisa em Circo (CIRCUS)

Doutorado (2014) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Mestrado (2007) em Educação Física, Licenciatura em Educação Física (2006) e Bacharelado em Treinamento Esportivo (2003) todos pela Unicamp. Realizou estágio de Pós-Doutorado (2019-2020) na Faculdade de Educação Física da Unicamp. Co-autor do livro "Artes Circenses no âmbito escolar" (2010). Menção honrosa - Prêmio Capes de Teses 2015 e IV Premio ACCAFIDE Asociación Científico-cultural de Investigación y Docência en Actividad Física y Deportes. Membro do CIRCUS - Grupo de Pesquisa em Circo. Acrobata, malabarista, palhaço e ator com mais de 20 anos de experiência na área artística. Cofundador e artista da Cia Los Circo Los (2004-2019), tendo recebido os prêmios: Especial do Júri no XII Festival de Teatro de Paraguaçu Paulista, melhor espetáculo Júri Popular e Excelência nas Artes Circenses no IV Festival de Teatro das Agulhas Negras. Fundador da cia. Bravata de Circo e Teatro (2020). Desenvolve pesquisas acadêmicas e artísticas nas áreas: circo; teatro de rua; corpo, linguagem e arte; pedagogia do circo; formação do profissional circense.

CURRÍCULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/0281480941035478

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Publicado

2022-10-18

Como Citar

LOPES, Daniel de Carvalho; DUPRAT, Rodrigo Mallet. Encaixando possibilidades: uma proposta pedagógica para o malabarismo com caixas. Motrivivência, Florianópolis, v. 34, n. 65, p. 1–23, 2022. DOI: 10.5007/2175-8042.2022.e87325. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/87325. Acesso em: 6 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais