A educação física no entendimento de escolares do ensino médio da região metropolitana de João Pessoa/PB
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e87442Palavras-chave:
Educação física, Escola, Ensino médioResumo
O objetivo deste estudo foi analisar como o componente curricular Educação Física (EF) é compreendido por escolares do sexo masculino e feminino que frequentam o Ensino Médio (EM) na região metropolitana de João Pessoa/PB. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com a tipologia do tipo estudo descritivo, com o corte temporal transversal e foi fundamentada na análise de conteúdo como técnica de análise dos dados. Participaram do estudo 50 estudantes do 2º ano do EM de duas escolas localizadas região metropolitana de João Pessoa - PB, sendo 25 do sexo masculino e 25 do sexo feminino. O instrumento utilizado na pesquisa foi um questionário semiestruturado (perguntas abertas e fechadas) composto por 11 questões. Através dos resultados obtidos, foi possível constatar diferenças no entendimento a respeito da EF entre escolares do sexo masculino e feminino.
Referências
ALTMANN, Helena; AYOUB, Eliana; AMARAL, Silvia Cristina Franco. Gênero na prática docente em educação física: “meninas não gostam de suar, meninos são habilidosos ao jogar”? Estudos Feministas, Florianópolis, p. 491-501, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2011000200012. Acesso em: 08 nov. 2021.
ARAÚJO, Mauren Lúcia Braga de; BOSSLE, Fabiano. A saúde de quem? Uma etnografia crítica sobre a saúde na Educação Física do ensino médio de uma escola da rede estadual pública de Uruguaiana-RS. Motrivivência, Florianópolis, v.34, n. 65, p. 01-27, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e83892 Acesso em: 12 nov. 2021.
BARBOSA, José Paulo. Aulas de educação física no ensino médio mistas e separadas por sexo: quais as implicações no comportamento e aproveitamento dos alunos de uma escola estadual da cidade de Porto Alegre. 2012. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BETTI, Mauro. Educação física, esporte e cidadania. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v.20, n.2- 3, p. 84-92, 1999. Disponível em: http://www1.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/09n3/08MBetti.pdf Acesso em: 10 nov. 2021.
BETTI, Mauro; LIZ, Marlene Terezinha Facco. Educação física escolar: a perspectiva de alunas do ensino fundamental. Motriz, Rio Claro, v. 9, n. 3, p. 135–142, set./dez. 2003. Disponível em: http://www1.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/09n3/08MBetti.pdf Acesso em: 14 out. 2021.
BRANDOLIN, Fábio; KOSLINSKI, Mariane Campelo; SOARES, Antônio Jorge Gonçalves. A percepção dos alunos sobre a educação física no ensino médio. Revista de Educação Física/UEM, v.26, n.4, p.601-610, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/refuem/a/KQdF88SbmKQ5xhtK3Hr4p3B/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 10 nov.2021.
BRACHT, Valter. A Educação Física Escolar no Brasil: o que ela vem sendo e o que pode ser. Ijuí: Unijuí, 2019.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Consulta Pública. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 17 jul. 2021.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Lei nº 13.145, de 16 de fevereiro de 2017. Altera a Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
CRUZ, Marlon Messias Santana; MEDEIROS, Ana Gabriela Alves. Educação física e dança: proposições e possibilidades na escola. Revista Cenas Educacionais, v.3, n.e7023, p.1-16, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/7023/6100 Acesso em: 12 nov. 2021.
DARIDO, Suraya Cristina. A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 18, n. 1, p. 61-80, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1807-55092004000100006 Acesso em: 12 nov. 2021.
DENZIN, Norman K; LINCOLN, Yvonna S. The discipline and practice of qualitative research, In: DENZIN, Norman K; LINCOLN, Yvonna S. Handbook of Qualitative Research, Thousand Oaks: Sage, p.01-36, 2000. Disponível em: https://www.daneshnamehicsa.ir/userfiles/files/1/9%20The%20SAGE%20Handbook%20of%20Qualitative%20Research.pdf. Acesso em: 10 nov. 2021.
DORNELLES, Priscila Gomes. Marcas de gênero na educação física escolar: a separação de meninos e meninas em foco. Motrivivência, v. 13, n. 37, p.12-29, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2011v23n37p12 Acesso em: 14 nov. 2021.
FERREIRA, Mayara Luana dos Santos Freire; GRAEBNER, Luciane; MATIAS, Thiago Souza. Percepção de alunos sobre as aulas de Educação Física do Ensino Médio. Pensar a Prática, v. 17, n. 3, p.734-750, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.5216/rpp.v17i3.25587 Acesso em: 12 nov. 2021.
FREIRE, Rafael Silveira et al. Prática regular de atividade física: estudo de base populacional no norte de Minas Gerais, Brasil. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 20, n. 5, p. 345-349, set/out 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1517-86922014200502062 Acesso em: 17 out. 2021.
JESUS, Mauro Louzada de; DEVIDE, Fabiano Pries. Educação física escolar, co-educação e gênero: mapeando representações de discentes. Movimento (Porto Alegre), v. 12, n. 3, p. 123-140, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982-8918.2912 Acesso em: 12 nov. 2021.
KUHN, Simone Santos; SILVA, Lisandra Oliveira e; MOLINA NETO, Vicente. As perspectivas de estudantes ao final da escolarização básica sobre suas experiências nas aulas de educação física. Pensar a Prática, v. 23, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5216/rpp.v23.54117 Acesso em: 18 nov. 2021.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.
MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 6. ed. São Paulo: Bookman, 2012.
MARTINS, Ana Beatriz Rizzotti; FREIRE, Elisabete dos Santos. O envolvimento dos alunos nas aulas de educação física: um estudo de caso. Pensar a Prática, v.16, n.3, p.619-955, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.5216/rpp.v16i3.19222 Acesso em: 27 out. 2021.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, mar. 1999. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4125089/mod_resource/content/1/RoqueMoraes_Analise%20de%20conteudo-1999.pdf Acesso em: 12 nov. 2021.
OLINTO, Maria Teresa Anselmo. Reflexões sobre o uso do conceito de gênero e/ou sexo na epidemiologia: um exemplo nos modelos hierarquizados de análise. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 1, p. 161-169, 1998. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1415-790X1998000200006 Acesso em: 08 out. 2021.
OLIVEIRA, João Paulo et al. Os saberes escolares em saúde na educação física: Um estudo de revisão. Motricidade, v. 13, p. 113-126, 2017. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/motricidade/article/download/12939/10013/39102 Acesso em: 03 nov. 2021.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ª ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SILVA, Antônio Carlos da; RODRIGUES, Graciele Massoli; FREIRE, Elisabete dos Santos. Educação física no ensino médio: as percepções dos estudantes sobre as aulas. Pensar a Prática, v.20, n.4, p.781-792, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.5216/rpp.v20i4.43820 Acesso em: 12 nov. 2021.
SILVA, Monique Costa de Carvalho e et al. A importância da dança nas aulas de Educação Física – Revisão Sistemática. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 11, n. 2, 2012. Disponível em: https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/download/3310/3788 Acesso em: 10 nov. 2021.
UCHOGA, Liane Aparecida Roveran; ALTMANN, Helena. Educação física escolar e relações de gênero: diferentes modos de participar e arriscar-se nos conteúdos de aula. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, n. 20, p. 1-8, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2015.11.006 Acesso em: 12 nov.2021.
WENETZ, Ileana; STIGGER, Marco Paulo. A Construção do Gênero no Espaço Escolar. Movimento, v.12, n.01, p.59-80, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982-8918.2891 Acesso em: 20 nov. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).