A função educativa e regeneradora da prática esportiva em Belo Horizonte (1930-1940)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e89594Palavras-chave:
Esporte, Lazer, História, Modernidade, CidadeResumo
O artigo objetiva analisar a veiculação do esporte em Belo Horizonte nas décadas de 1930 e 1940 e sua relação com um incisivo processo de educação dos corpos, considerando as especificidades da recém-criada capital do estado de Minas Gerais. Como método, foram analisados especialmente jornais e revistas que estiveram em circulação na temporalidade proposta. Concluímos que o esporte, notadamente como manifestação do/no lazer, foi veiculado recorrentemente como parte importante de uma contundente empreitada em prol da transformação dos corpos e dos comportamentos da população. Carregado de alto valor moral e disciplinar, deveria ser capaz de incutir no cidadão mineiro possibilidades de condutas mais afeitas à vida no espaço público e ao progresso representado pelas inovações industriais e tecnológicas.
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