A função educativa e regeneradora da prática esportiva em Belo Horizonte (1930-1940)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e89594

Palavras-chave:

Esporte, Lazer, História, Modernidade, Cidade

Resumo

O artigo objetiva analisar a veiculação do esporte em Belo Horizonte nas décadas de 1930 e 1940 e sua relação com um incisivo processo de educação dos corpos, considerando as especificidades da recém-criada capital do estado de Minas Gerais. Como método, foram analisados especialmente jornais e revistas que estiveram em circulação na temporalidade proposta. Concluímos que o esporte, notadamente como manifestação do/no lazer, foi veiculado recorrentemente como parte importante de uma contundente empreitada em prol da transformação dos corpos e dos comportamentos da população. Carregado de alto valor moral e disciplinar, deveria ser capaz de incutir no cidadão mineiro possibilidades de condutas mais afeitas à vida no espaço público e ao progresso representado pelas inovações industriais e tecnológicas.

Biografia do Autor

Sarah Teixeira Soutto Mayor, UFJF

Doutorado

Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus de Governador Valadares, Departamento de

Educação Física,

Governador Valadares, Brasil

Georgino Jorge de Souza Neto, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutorado

Universidade Estadual de Montes Claros, Departamento de Educação Física e Desporto,

Montes Claros, Brasil

Silvio Ricardo da Silva, UFMG

Doutorado

Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Educação Física,

Belo Horizonte, Brasil

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Publicado

2022-09-26

Como Citar

Teixeira Soutto Mayor, S., de Souza Neto, G. J., & da Silva, S. R. (2022). A função educativa e regeneradora da prática esportiva em Belo Horizonte (1930-1940). Motrivivência, 34(65). https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e89594

Edição

Seção

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