Ecos pandêmicos: as mudanças nas rotinas dos/as discentes, a prática da alteridade e a ética do cuidado de si

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e89854

Palavras-chave:

Pandemia, Educação física, Discentes, Michel Foucault

Resumo

Ser estudante de Educação Física em tempos de pandemia. Os impactos da pandemia de covid-19 na rotina de estudantes e as estratégias, limitações e possibilidades para lidar com o ensino remoto emergencial. A partir das experiências divididas em uma roda de conversa, em um evento nacional da área, propomos a reflexão sobre as adversidades que interferem na rotina dos alunos e alunas. Desde suas tarefas diárias pré-pandêmicas, até as novas demandas impostas devido às implicações causadas pela pandemia. Pautadas em conceitos de Michel Foucault, busca articular-se a alteridade, tendo em vista as singularidades de adaptação ao momento atual. Salientando a importância de criar um espaço de fala franca entre os/as envolvidos/as no processo de ensino. Assim, foi produzida a roda de conversa, com o intuito de viabilizar este espaço, produzindo novos modos de dizer sobre os/as discentes e o curso de Educação Física.

 

Biografia do Autor

Jéssica Urrutia Pereira, UFPel

Graduanda em Educação Física/bacharelado

Universidade Federal de Pelotas

Guilherme Gudagnini Granada, UFPel

Gestor Ambiental/Tecnólogo - FURG

Graduando em Educação Física/Bacharelado

Universidade Federal de Pelotas

Giovana Silveira Machado, UFPel

Graduanda em Educação Física/bacharelado

Universidade Federal de Pelotas

Referências

BBC News Brasil, 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-55850118

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/91972/constituicao-da-republica-federativa-do-brasil-1988#art-205

DE FREITAS ARAÚJO, Danilo; DE ALMONDES, Katie Moraes. Qualidade de sono e sua relação com o rendimento acadêmico em estudantes universitários de turnos distintos. Psico, v. 43, n. 3, 2012. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/iberoamericana/N%C3%83%C6%92O%20https:/www.scimagojr.com/index.php/revistapsico/article/view/9369

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão; tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 1987. 288p.

FOUCAULT, Michel. A ética do cuidado de si como prática da liberdade. [Entrevista a H. Becker, R Former-Betancourt, & A. Gomez-Müller em 20 de janeiro de 1984]. Ditos e escritos V. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

GODOI, Marcos; KAWASHIMA, Larissa Beraldo; DE ALMEIDA GOMES, Luciane. “Temos que nos reinventar”: os professores e o ensino da Educação Física durante a pandemia de COVID-19. Dialogia, n. 36, p. 86-101, 2020. https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18659

MAGALHÃES, Rodrigo Cesar da Silva. Pandemia de covid-19, ensino remoto e a potencialização das desigualdades educacionais*. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, [S.L.], v. 28, n. 4, p. 1263-1267, dez. 2021. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702021005000012.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. São Paulo: N-1, 2018.

MEC AUTORIZA ensino a distância em cursos presenciais, 18 mar. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376

MOREL, Ana P. M. Negacionismo da Covid-19 e educação popular em saúde: para além da necropolítica. Trabalho, Educação e Saúde, v. 19, 2021. https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00315

KOVALESKI, Douglas Francisco; DE OLIVEIRA, Walter Ferreira. "Tecnologias do Eu" e cuidado de si: embates e perspectivas no contexto do capitalismo global/" Technologies of the Self" and self-care: conflicts and prospects in the global capitalism context. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, v. 3, n. 6, p. 171-191, 2011. Disponível em: http://stat.necat.incubadora.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/1508.

ORTEGA, Francisco. Amizade e Estética da Existência em Foucault. Rio de Janeiro: Graal, 1999.

OSTI, Andreia; PONTES JÚNIOR, José Airton de Freitas; ALMEIDA, Leandro S.. O Comprometimento Acadêmico no Contexto da Pandemia da Covid-19 em Estudantes Brasileiros do Ensino Superior. Revista Prâksis, [S.L.], v. 3, p. 275-292, 1 set. 2021. Associacao Pro-Ensino Superior em Novo Hamburgo. http://dx.doi.org/10.25112/rpr.v3.2676.

REZER, Ricardo; CUNHA, António Camilo. Responsabilidades da Educação Física para com o “Tempo do Inútil”: uma necessidade de nosso tempo. Movimento (Porto Alegre), [S.L.], v. 27, p. 27042, 22 jul. 2021. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.112224.

Downloads

Publicado

2022-07-01

Como Citar

Urrutia Pereira, J., Gudagnini Granada, G., & Silveira Machado, G. (2022). Ecos pandêmicos: as mudanças nas rotinas dos/as discentes, a prática da alteridade e a ética do cuidado de si. Motrivivência, 34(65). https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e89854

Edição

Seção

Seção Temática