Ecos pandêmicos: as mudanças nas rotinas dos/as discentes, a prática da alteridade e a ética do cuidado de si
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e89854Palavras-chave:
Pandemia, Educação física, Discentes, Michel FoucaultResumo
Ser estudante de Educação Física em tempos de pandemia. Os impactos da pandemia de covid-19 na rotina de estudantes e as estratégias, limitações e possibilidades para lidar com o ensino remoto emergencial. A partir das experiências divididas em uma roda de conversa, em um evento nacional da área, propomos a reflexão sobre as adversidades que interferem na rotina dos alunos e alunas. Desde suas tarefas diárias pré-pandêmicas, até as novas demandas impostas devido às implicações causadas pela pandemia. Pautadas em conceitos de Michel Foucault, busca articular-se a alteridade, tendo em vista as singularidades de adaptação ao momento atual. Salientando a importância de criar um espaço de fala franca entre os/as envolvidos/as no processo de ensino. Assim, foi produzida a roda de conversa, com o intuito de viabilizar este espaço, produzindo novos modos de dizer sobre os/as discentes e o curso de Educação Física.
Referências
BBC News Brasil, 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-55850118
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/91972/constituicao-da-republica-federativa-do-brasil-1988#art-205
DE FREITAS ARAÚJO, Danilo; DE ALMONDES, Katie Moraes. Qualidade de sono e sua relação com o rendimento acadêmico em estudantes universitários de turnos distintos. Psico, v. 43, n. 3, 2012. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/iberoamericana/N%C3%83%C6%92O%20https:/www.scimagojr.com/index.php/revistapsico/article/view/9369
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão; tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 1987. 288p.
FOUCAULT, Michel. A ética do cuidado de si como prática da liberdade. [Entrevista a H. Becker, R Former-Betancourt, & A. Gomez-Müller em 20 de janeiro de 1984]. Ditos e escritos V. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
GODOI, Marcos; KAWASHIMA, Larissa Beraldo; DE ALMEIDA GOMES, Luciane. “Temos que nos reinventar”: os professores e o ensino da Educação Física durante a pandemia de COVID-19. Dialogia, n. 36, p. 86-101, 2020. https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18659
MAGALHÃES, Rodrigo Cesar da Silva. Pandemia de covid-19, ensino remoto e a potencialização das desigualdades educacionais*. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, [S.L.], v. 28, n. 4, p. 1263-1267, dez. 2021. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702021005000012.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. São Paulo: N-1, 2018.
MEC AUTORIZA ensino a distância em cursos presenciais, 18 mar. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376
MOREL, Ana P. M. Negacionismo da Covid-19 e educação popular em saúde: para além da necropolítica. Trabalho, Educação e Saúde, v. 19, 2021. https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00315
KOVALESKI, Douglas Francisco; DE OLIVEIRA, Walter Ferreira. "Tecnologias do Eu" e cuidado de si: embates e perspectivas no contexto do capitalismo global/" Technologies of the Self" and self-care: conflicts and prospects in the global capitalism context. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, v. 3, n. 6, p. 171-191, 2011. Disponível em: http://stat.necat.incubadora.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/1508.
ORTEGA, Francisco. Amizade e Estética da Existência em Foucault. Rio de Janeiro: Graal, 1999.
OSTI, Andreia; PONTES JÚNIOR, José Airton de Freitas; ALMEIDA, Leandro S.. O Comprometimento Acadêmico no Contexto da Pandemia da Covid-19 em Estudantes Brasileiros do Ensino Superior. Revista Prâksis, [S.L.], v. 3, p. 275-292, 1 set. 2021. Associacao Pro-Ensino Superior em Novo Hamburgo. http://dx.doi.org/10.25112/rpr.v3.2676.
REZER, Ricardo; CUNHA, António Camilo. Responsabilidades da Educação Física para com o “Tempo do Inútil”: uma necessidade de nosso tempo. Movimento (Porto Alegre), [S.L.], v. 27, p. 27042, 22 jul. 2021. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.112224.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).