Análise da mediação de conflitos do Programa Segundo Tempo Paradesporto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e91020

Palavras-chave:

Pessoas com deficiências, Esportes para pessoas com deficiência, Inclusão social

Resumo

O artigo objetivou-se identificar e analisar as situações de conflitos e as estratégias de mediação dos mesmos durante o Programa Segundo Tempo Paradesporto. Tratou-se de um estudo qualitativo descritivo, cujas coletas foram feitas de fevereiro de 2019 a março de 2020. Foi feita uma análise dos relatos de experiência do monitor extensionista, referente ao olhar crítico às vivências compartilhadas com crianças a adultos benefeciados pelo Programa. Foi identificado que os conflitos foram de natureza intrapessoal, interpessoal e grupo, e que a mediação dos conflitos foi feita principalmente pela mediação preventiva. As estratégias adotadas se monstraram efetivas na melhora substancial do comportamento dos beneficiados.

Biografia do Autor

Fabiana da Silva Luciano, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Licenciada em Educação Física

Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, Departamento de Educação Física,

Recife, Pernambuco, Brasil

Juliana Daniele de Araújo Silva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestra em Educação Física - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Departamento de Educação Física. Recife, Pernambuco, Brasil

Diógenes Candido Mendes Maranhão , Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestre em Educação Física - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Departamento de Educação Física. Recife, Pernambuco, Brasil

André Luiz Torres Pirauá, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Doutor em Educação Física - Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, Departamento de Educação Física. Recife, Pernambuco, Brasil

Referências

ALWHAIBI, Reem; ALDUGAHISHEM, Hayfa. Factors affecting participation in physical activities in Saudi children with Down syndrome: mothers’ perspectives. Disability and Rehabilitation, v. 41, n. 13, p., 1-13, 2018.

CAVASINI, Rodrigo. Intervenções pedagógicas de educação ambiental no programa segundo tempo. 139p. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre, 2016.

CHRISPINO, Álvaro. Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, v. 15, p. 11-28, 2007.

CHRISPINO, Álvaro; CHRISPINO, Raquel. Políticas educacionais de redução da violência: mediação do conflito escolar. 2 ed. São Paulo: Editora Biruta, 2011, p. 1-19.

COSTA, Carla Patrícia da Silva Guedes; OLIVEIRA, Rubenil da Silva. A importância do uso de estratégias de mediação pedagógica para a inclusão do aluno com transtorno do espectro autista (Tea). Revista Educação em debate, n. 75, p. 43–57, 2018.

FINCK, Silvia Christina Madrid; SALLES FILHO, Nei Alberto. F. Esporte e a formação de professores na prevenção de violências e mediação de conflitos escolares. Acta Scientiarum . Education, v. 34, n. 1, p., 111–120, 2012.

FONSECA, Regina Celia Veiga. Metodologia do Trabalho científico, Curitiba: IESDE Brasil S.A, 2012, p. 1-94.

FREITAG, Raquel. Meister Ko. Amostras sociolinguísticas: probabilísticas ou por conveniência? Revista de Estudos da Linguagem, v. 26, n. 2, p., 677- 686, 2018.

LARA, Angela Mara de Barros; MOLINA, Adão Aparecido. Pesquisa Qualitativa: apontamentos, conceitos e tipologias. Metodologia e técnicas de pesquisa nas áreas de ciências humanas. Maringá: Eduem, v. 1, p. 121-172, 2011.

LIRA, Leandro Martins. Flexibilização Educacional e Transtorno do Espectro Autista: um estudo de caso. 44p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado) - Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

MOUSINHO, Renata. et al. Mediação escolar e inclusão: revisão, dicas e reflexões.

Psicopedagogia, v. 27, n. 82, p., 92–108, 2010.

OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de; PERIM, Gianna Lepre. Fundamentos Pedagógicos do Programa Segundo Tempo: da reflexão à prática. 2009. 1o ciclo nacional de capacitação dos coordenadores do núcleo. Porto Alegre - UFRGS, p., 292, 2009. Disponível em: < https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/123456789/149/Livro%20Fundamentos%20pedagogicos%20do%20PST.pdf?sequence=5. Acesso em 1 nov. 2021.

SALES, Lilia; ALENCAR, Emanuela. Mediação de conflitos escolares – uma proposta para a construção de uma nova mentalidade nas escolas. Pensar - Revista de Ciências Jurídicas, v. 9, n. 1, p., 89–96, 2004.

Downloads

Publicado

2023-08-01

Como Citar

LUCIANO, Fabiana da Silva; ARAÚJO SILVA, Juliana Daniele de; MARANHÃO , Diógenes Candido Mendes; PIRAUÁ, André Luiz Torres. Análise da mediação de conflitos do Programa Segundo Tempo Paradesporto . Motrivivência, Florianópolis, v. 35, n. 66, p. 1–12, 2023. DOI: 10.5007/2175-8042.2023.e91020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/91020. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Porta Aberta