Análise da mediação de conflitos do Programa Segundo Tempo Paradesporto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e91020

Palavras-chave:

Pessoas com deficiências, Esportes para pessoas com deficiência, Inclusão social

Resumo

O artigo objetivou-se identificar e analisar as situações de conflitos e as estratégias de mediação dos mesmos durante o Programa Segundo Tempo Paradesporto. Tratou-se de um estudo qualitativo descritivo, cujas coletas foram feitas de fevereiro de 2019 a março de 2020. Foi feita uma análise dos relatos de experiência do monitor extensionista, referente ao olhar crítico às vivências compartilhadas com crianças a adultos benefeciados pelo Programa. Foi identificado que os conflitos foram de natureza intrapessoal, interpessoal e grupo, e que a mediação dos conflitos foi feita principalmente pela mediação preventiva. As estratégias adotadas se monstraram efetivas na melhora substancial do comportamento dos beneficiados.

Biografia do Autor

Fabiana da Silva Luciano, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Licenciada em Educação Física

Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, Departamento de Educação Física,

Recife, Pernambuco, Brasil

Juliana Daniele de Araújo Silva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestra em Educação Física - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Departamento de Educação Física. Recife, Pernambuco, Brasil

Diógenes Candido Mendes Maranhão , Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestre em Educação Física - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Departamento de Educação Física. Recife, Pernambuco, Brasil

André Luiz Torres Pirauá, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Doutor em Educação Física - Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, Departamento de Educação Física. Recife, Pernambuco, Brasil

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Publicado

2023-08-01

Como Citar

Luciano, F. da S., Araújo Silva, J. D. de ., Maranhão , D. C. M., & Pirauá, A. L. T. (2023). Análise da mediação de conflitos do Programa Segundo Tempo Paradesporto . Motrivivência, 35(66), 1–12. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e91020

Edição

Seção

Porta Aberta