A docência em Educação Física em tela: usos dos métodos (auto)biográficos em processos de investigação e formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e91368

Palavras-chave:

Pesquisas (auto)biográficas, Narrativas de formação, Formação docente, Educação física

Resumo

Este texto objetiva dialogar com as escolhas teórico-metodológicas de duas pesquisadoras ao longo da formação inicial em Educação Física e na pós-graduação stricto sensu na mesma área, ambas realizadas na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Para tanto, elas recorrem às narrativas de formação para propor reflexões sobre desafios e potencialidades acerca das opções eleitas durante os trabalhos realizados. Como fonte, foram mobilizados diários de campo, memoriais de formação (com propósitos variados) e dissertações elaboradas no período das investigações. Como implicações dessas escolhas, encontram-se os seguintes aspectos: a) enquanto prática de formação utilizada em cursos de formação profissional, foi possível perceber lacunas, dificuldades e receios inscritos no momento de reflexão e escrita da própria história; b) já como prática de investigação, o método (auto)biográfico pode colaborar com a compreensão de trajetórias docentes, bem como com a produção de reflexões sobre como as/os docentes têm chegado e permanecido na profissão.

Biografia do Autor

Ândrea Tragino Plotegher, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Doutoranda em Ciências do Movimento Humano, pela UFRGS. Formada em Licenciatura Educação Física (2014) pelo Centro de Educação Física e Desportos, pela Universidade Federal do Espírito Santo (CEFD/UFES), especialização em Educação Física Escolar (2015) e Mestrado em Educação Física no CEFD/UFES (2018), na linha de pesquisa Educação Física, Cotidiano, Currículo e Formação Docente. Atuei no período de 2012 a 2013 na condição de aluna-bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) no Subprojeto Educação Física. Atualmente sou membro do grupo de Estudos Qualitativos Formação de Professores e Prática Pedagógica na Educação Física e Ciências do Esporte (F3P-efice) e professora na Faculdade Multivix-Vitória no curso de Educação Física.

Aline Britto Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Eunápolis, BA – Brasil

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2007), graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário de Vila Velha (UVV, 2004) e Mestrado em Educação Física pela UFES (2010). É doutoranda do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (UFMG, 2021/2), sob a orientação do professor Dr. Hélder Ferreira Isayama. Atua como docente EBTT (Ensino Básico Técnico e Tecnológico) no IFBA (Instituto Federal da Bahia), na cidade de Eunápolis. Também apresenta experiências na formação de professores de Educação Física, nas modalidades presenciais e à distância. Integra os grupos de pesquisa GEICES (IFBA) , Oricolé (UFMG) e EscolaR (UNICAMP).

Elisandro Schultz Wittizorecki, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), com Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), tendo realizado estágio de doutorado sanduíche no Departamento de Didática e Organização Educativa da Universidade de Barcelona/Espanha (bolsista CAPES). É professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando na Graduação no âmbito do curso de Educação Física e como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano. É editor adjunto da revista Movimento e líder do Grupo de Pesquisas Qualitativas Formação de Professores e Prática Pedagógica na Educação Física e Ciências do Esporte (F3P-EFICE) da ESEFID/UFRGS. Foi Diretor Administrativo do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) nos biênios 2017-2019 e 2019-2021. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Formação de Professores e Prática Pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, práticas pedagógicas, formação de professores e trabalho docente.

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Publicado

2023-04-11

Como Citar

Plotegher, Ândrea T. ., Rodrigues, A. B., & Wittizorecki, E. S. . (2023). A docência em Educação Física em tela: usos dos métodos (auto)biográficos em processos de investigação e formação. Motrivivência, 35(66), 1–19. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e91368

Edição

Seção

Artigos Originais