A docência em Educação Física em tela: usos dos métodos (auto)biográficos em processos de investigação e formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e91368

Palavras-chave:

Pesquisas (auto)biográficas, Narrativas de formação, Formação docente, Educação física

Resumo

Este texto objetiva dialogar com as escolhas teórico-metodológicas de duas pesquisadoras ao longo da formação inicial em Educação Física e na pós-graduação stricto sensu na mesma área, ambas realizadas na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Para tanto, elas recorrem às narrativas de formação para propor reflexões sobre desafios e potencialidades acerca das opções eleitas durante os trabalhos realizados. Como fonte, foram mobilizados diários de campo, memoriais de formação (com propósitos variados) e dissertações elaboradas no período das investigações. Como implicações dessas escolhas, encontram-se os seguintes aspectos: a) enquanto prática de formação utilizada em cursos de formação profissional, foi possível perceber lacunas, dificuldades e receios inscritos no momento de reflexão e escrita da própria história; b) já como prática de investigação, o método (auto)biográfico pode colaborar com a compreensão de trajetórias docentes, bem como com a produção de reflexões sobre como as/os docentes têm chegado e permanecido na profissão.

Biografia do Autor

Ândrea Tragino Plotegher, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Doutoranda em Ciências do Movimento Humano, pela UFRGS. Formada em Licenciatura Educação Física (2014) pelo Centro de Educação Física e Desportos, pela Universidade Federal do Espírito Santo (CEFD/UFES), especialização em Educação Física Escolar (2015) e Mestrado em Educação Física no CEFD/UFES (2018), na linha de pesquisa Educação Física, Cotidiano, Currículo e Formação Docente. Atuei no período de 2012 a 2013 na condição de aluna-bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) no Subprojeto Educação Física. Atualmente sou membro do grupo de Estudos Qualitativos Formação de Professores e Prática Pedagógica na Educação Física e Ciências do Esporte (F3P-efice) e professora na Faculdade Multivix-Vitória no curso de Educação Física.

Aline Britto Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Eunápolis, BA – Brasil

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2007), graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário de Vila Velha (UVV, 2004) e Mestrado em Educação Física pela UFES (2010). É doutoranda do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (UFMG, 2021/2), sob a orientação do professor Dr. Hélder Ferreira Isayama. Atua como docente EBTT (Ensino Básico Técnico e Tecnológico) no IFBA (Instituto Federal da Bahia), na cidade de Eunápolis. Também apresenta experiências na formação de professores de Educação Física, nas modalidades presenciais e à distância. Integra os grupos de pesquisa GEICES (IFBA) , Oricolé (UFMG) e EscolaR (UNICAMP).

Elisandro Schultz Wittizorecki, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), com Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), tendo realizado estágio de doutorado sanduíche no Departamento de Didática e Organização Educativa da Universidade de Barcelona/Espanha (bolsista CAPES). É professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando na Graduação no âmbito do curso de Educação Física e como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano. É editor adjunto da revista Movimento e líder do Grupo de Pesquisas Qualitativas Formação de Professores e Prática Pedagógica na Educação Física e Ciências do Esporte (F3P-EFICE) da ESEFID/UFRGS. Foi Diretor Administrativo do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) nos biênios 2017-2019 e 2019-2021. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Formação de Professores e Prática Pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, práticas pedagógicas, formação de professores e trabalho docente.

Referências

BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. 336 p.

BOLÍVAR, Antonio. (Org.) Profissão professor: o itinerário profissional e a construção da escola. Bauru, São Paulo: EDUSC, 2002. 234 p.

BUTT, Richard et al. La autobiografia colaborativa y la voz del professorado. In: GOODSON, Ivor. Histórias de vida del profesorado. Barcelona: Octaedro, 2004, p. 99-146.

CHENÉ, Adele. A narrativa de formação e a formação de formadores. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias. O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: MS/DRHS/CFAP, 2010. p. 121-132.

CUNHA, Maria Isabel da. Lugares de formação: tensões entre a academia e o trabalho docente. In: DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas et al. (Orgs.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 129-149.

DELORY-MOMBERGER, Christine. A pesquisa biográfica ou a construção compartilhada de um saber do singular. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, Salvador, v. 01, n. 01, p. 133-147, jan./abr., 2016. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2526. Acesso em: 07 fev. 2022.

FIGUEIREDO, Zenólia Christina Campos. Experiências sociocorporais e formação docente em Educação Física. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 14, n. 1, p. 85-110, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2395. Acesso em: 22 abr. 2022.

FONTANA, Roseli Aparecida Cação. Como nos tornamos professoras. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. 208 p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.

FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. A pesquisa (auto)biográfica no contexto do V CIPA em um trabalho em rede. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; ARAÚJO, Mairce da Silva. Pesquisa (auto) biográfica, fontes e questões. Editora CRV: Curitiba, 2014, p. 97-112.

GARCIA, Regina Leite. Para quem pesquisamos e para quem escrevemos: o impasse dos intelectuais. São Paulo: Ed. Cortez, 2003, p. 11-36.

GOODSON, Ivor. Historias de Vida del Professorado. Barcelona: Octaedro EUB, 2004.

GOODSON, Ivor. Conhecimento e Vida Profissional: Estudos sobre Educação e Mudança. Porto: Porto Editora. 2008.

JEAN, Georges. El professor: Su cultura personal y su accion pedagógica. Narcea, 1982.

JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin. Entrevista narrativa. In: GASKELL, George; BAUER, Martin. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 7 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação, v. 30, n. 3, p. 413-438, mar. 2008. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2741. Acesso em: 01 out. 2022.

JOSSO, Marie-Christine. Da formação do sujeito... ao sujeito da formação. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2014. p. 57-76.

LEJEUNE, Philipe. O pacto autobiográfico. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008.

LINHARES, Célia; NUNES, Clarice. O memorial: lugar de reinvenção da trajetória de educadores. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre (Orgs.). Memórias, memoriais: pesquisa e formação docente. Natal: Editora da UFRN; São Paulo: Paulus, 2008. p. 31-42.

MARTINAZZO, Celso José. (Org.). Histórias de vida de professores: formação, experiências e práticas. Ijuí: UNIJUÍ. 2000.

NÓVOA, António (Org.). Vida de professores. Porto: Porto, 1992.

NÓVOA, António. A formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

NÓVOA, António; FINGER, Matthias. O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: MS/DRHS/CFAP, 2010.

PAIVA, Fernanda Simone Lopes; ANDRADE FILHO, Nelson Figueiredo; FIGUEIREDO, Zenólia Christina Campos. Formação inicial e currículo no CEFD/UFES. Pensar a Prática, Goiânia, v. 9, n. 2, p. 213-230, 2006. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/170. Acesso em: 25 jul. 2022.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Memorial de formação. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Maria Cancella; VIEIRA, Lívia Maria Fraga. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Memoriais autobiográficos: escritas de si como arte de (re) conhecimento. Memoriais, literatura e práticas culturais de leitura. Salvador: EDUFBA, 2010, p. 19-42.

PASSEGGI, Maria da Conceição. A formação do formador na abordagem autobiográfica. A experiência dos memoriais de formação. In: SOUZA, Elizeu Clementino de; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Orgs.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006, p. 203-218.

PASSEGGI, Maria da Conceição. A experiência em formação. Revista Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 147-156, mai./ago., 2011. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8697. Acesso em: 9 jun. 2022.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Reflexividade narrativa e o poder auto(trans)formador. Revista Práxis Educacional. v. 17, n. 44, p. 1-21, jan./mar., 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/issue/view/441. Acesso em: 27 jul. 2022.

PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de. O Movimento (Auto)Biográfico no Brasil: Esboço de suas Configurações no Campo Educacional. In: Revista Investigacion Cualitativa, Bahia, v. 2, n. 1, p. 6 -26, 2017.

PLOTEGHER, Ândrea Tragino. Espaços/Tempos de Formação Inicial: a constituição de experiências em um curso de Licenciatura em Educação Física. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura em Educação Física), Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014.

PLOTEGHER, Ândrea Tragino. Licenciatura em Educação Física: percursos construídos a partir de experiências formadoras dos docentes em formação. Dissertação (Mestrado em Educação Física), Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018.

RODRIGUES, Aline Britto. O itinerário pessoal-profissional e a construção da prática docente. 2007. 70f. Monografia (Licenciatura Plena em Educação Física). Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Vitória, 2010.

RODRIGUES, Aline Britto. A constituição docente de uma professora de Educação Física: ligando trajetos formativos. 2010. 151f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Vitória, 2010.

SOARES, Magda. Metamemória, Metamemórias: Travessia de uma educadora. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

TARTUCE, Gisela Lobo; DAVIS, Claudia Leme Ferreira; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Dispositivos formativos nas licenciaturas: análise de experiências brasileiras à luz da literatura francófona. Educação em Revista [online], Belo Horizonte, v. 37, p. 1- 21, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/7FCf5XtfZymkPwx6Sx9jDWJ/?lang=pt#. Acesso em: 21 abr. 2022.

WITTIZORECKI et al. Pesquisar exige interrogar-se: A narrativa como estratégia de pesquisa e de formação do(a) pesquisador(a). Movimento (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 9-33, dez. 2007. ISSN 1982-8918. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2904. Acesso em: 03 jul. 2021.

Downloads

Publicado

2023-04-11

Como Citar

PLOTEGHER, Ândrea Tragino; RODRIGUES, Aline Britto; WITTIZORECKI, Elisandro Schultz. A docência em Educação Física em tela: usos dos métodos (auto)biográficos em processos de investigação e formação. Motrivivência, Florianópolis, v. 35, n. 66, p. 1–19, 2023. DOI: 10.5007/2175-8042.2023.e91368. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/91368. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais