Destacando la docencia en Educación Física: usos de los métodos (auto)biográficos en procesos de investigación y formación

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e91368

Palabras clave:

Investigación (auto)biográfica, Narrativas de formación, Formación de profesores, Educación física

Resumen

Este artículo tiene como objetivo dialogar con las opciones teórico-metodológicas de dos investigadoras durante su formación inicial en Educación Física y en el posgrado stricto sensu en la misma área, ambos desarrollados en la Universidad Federal de Espírito Santo (UFES). Para ello, recurren a narrativas formativas para proponer reflexiones sobre los desafíos y las potencialidades en torno a las opciones escogidas durante el trabajo realizado. Como fuente se movilizaron diarios de campo, memoriales de formación (con diversos propósitos) y disertaciones elaboradas durante el período de investigación. Como implicaciones de estas elecciones, se encuentran los siguientes aspectos: a) como práctica formativa utilizada en los cursos de formación profesional, ha sido posible percibir vacíos, dificultades y miedos inscritos en el momento de reflexión y de la escritura de la propia historia; b) como práctica de investigación, el método (auto)biográfico puede colaborar con la comprensión de las trayectorias docentes, así como con la producción de reflexiones sobre cómo los profesores han llegado y permanecido en la profesión.

Biografía del autor/a

Ândrea Tragino Plotegher, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Doutoranda em Ciências do Movimento Humano, pela UFRGS. Formada em Licenciatura Educação Física (2014) pelo Centro de Educação Física e Desportos, pela Universidade Federal do Espírito Santo (CEFD/UFES), especialização em Educação Física Escolar (2015) e Mestrado em Educação Física no CEFD/UFES (2018), na linha de pesquisa Educação Física, Cotidiano, Currículo e Formação Docente. Atuei no período de 2012 a 2013 na condição de aluna-bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) no Subprojeto Educação Física. Atualmente sou membro do grupo de Estudos Qualitativos Formação de Professores e Prática Pedagógica na Educação Física e Ciências do Esporte (F3P-efice) e professora na Faculdade Multivix-Vitória no curso de Educação Física.

Aline Britto Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Eunápolis, BA – Brasil

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2007), graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário de Vila Velha (UVV, 2004) e Mestrado em Educação Física pela UFES (2010). É doutoranda do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (UFMG, 2021/2), sob a orientação do professor Dr. Hélder Ferreira Isayama. Atua como docente EBTT (Ensino Básico Técnico e Tecnológico) no IFBA (Instituto Federal da Bahia), na cidade de Eunápolis. Também apresenta experiências na formação de professores de Educação Física, nas modalidades presenciais e à distância. Integra os grupos de pesquisa GEICES (IFBA) , Oricolé (UFMG) e EscolaR (UNICAMP).

Elisandro Schultz Wittizorecki, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), com Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), tendo realizado estágio de doutorado sanduíche no Departamento de Didática e Organização Educativa da Universidade de Barcelona/Espanha (bolsista CAPES). É professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando na Graduação no âmbito do curso de Educação Física e como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano. É editor adjunto da revista Movimento e líder do Grupo de Pesquisas Qualitativas Formação de Professores e Prática Pedagógica na Educação Física e Ciências do Esporte (F3P-EFICE) da ESEFID/UFRGS. Foi Diretor Administrativo do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) nos biênios 2017-2019 e 2019-2021. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Formação de Professores e Prática Pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, práticas pedagógicas, formação de professores e trabalho docente.

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Publicado

2023-04-11

Cómo citar

Plotegher, Ândrea T. ., Rodrigues, A. B., & Wittizorecki, E. S. . (2023). Destacando la docencia en Educación Física: usos de los métodos (auto)biográficos en procesos de investigación y formación. Motrivivência, 35(66), 1–19. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e91368

Número

Sección

Artigos Originais