Aplicação do programa shuttle time no ensino do badminton na escola: refletindo relações de gênero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2024.e93133

Palavras-chave:

Educação física, Badminton, Ensino fundamental, Gênero

Resumo

O objetivo deste estudo é descrever sobre a questão de gênero nas aulas de badminton na Educação Física escolar. O estudo trata-se de um relato de experiência de abordagem qualitativa e de natureza descritiva. Participaram do estudo duas turmas de 7º anos de uma escola pública. Os instrumentos de coleta de dados foram dois questionários e observação participante. Construímos uma sequência didática, contendo dez aulas com momentos dialógicos e vivenciais. Os dados revelam que a questão de gênero foi refletida e compreendida pelos e pelas estudantes nas aulas de badminton. Consideramos que os objetivos propostos na sequência didática foram alcançados, tendo em vista que as relações de gênero foram potencializadas por meio das vivências e das reflexões.

Biografia do Autor

James Fernandes de Medeiros, Escola Municipal Professor Zuza

Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física (UFRN). Professor de Educação Física na rede pública Estadual e Municipal em Natal/RN. Mestrando do curso de mestrado profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) do polo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Jocicleide de Sousa Freitas, PROEF - UFRN

Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física (UECE). Professora de Educação Física da rede estadual de ensino do Ceará. Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) no polo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Míria Figueiredo Etelvino, PROEF - UFRN

Graduação em Licenciatura em Educação Física (IFCE). Professora de Educação Física da rede Municipal de ensino Juazeiro do Norte, CE. Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) do polo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Antônio de Pádua dos Santos , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorado em Educação. Docente do curso de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Departamento de Educação Física.

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Publicado

2024-02-02

Como Citar

Medeiros, J. F. de, Freitas, J. de S., Etelvino, M. F., & Santos , A. de P. dos. (2024). Aplicação do programa shuttle time no ensino do badminton na escola: refletindo relações de gênero . Motrivivência, 36(67), 1–19. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2024.e93133

Edição

Seção

Porta Aberta