Para entender a cultura corporal: uma introdução para estudantes de ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e94901

Palavras-chave:

Cultura corporal, Educação física, Elementos introdutórios, Ensino médio e superior

Resumo

Este texto apresenta os principais conceitos e atividades que constituem a Cultura Corporal, com ênfase no público leitor de “alunos de Ensino Médio”. Partimos de uma pesquisa bibliográfica nos clássicos da Educação Física (crítico-superadora) e de um mapeamento de manifestações concretas do jogo, dança, luta, ginástica, esportes e práticas de aventura. A exposição delineou o seguinte caminho: I) Introdução a questão “o que é Cultura Corporal”, características essenciais (controle de si, controle da ação do outro e projeção artística) e dimensões gerais dos sentidos e finalidades (competitivas, lúdicas, estéticas, históricas, de aventura, políticas, éticas, morais, entre outras); II) Identificação de diferentes manifestações da Cultura Corporal; III) Exposição dos determinantes de cada atividade da Cultura Corporal. Consideramos que essa síntese pode contribuir pedagogicamente para a compreensão dos estudantes de Ensino Médio e trabalho educativo dos professores, sobre a Cultura Corporal, para além do senso comum, pela mediação de conceitos.

Biografia do Autor

Leonardo Carlos de Andrade, Instituto Federal Goiano

Mestre em Educação Física (UFG)

Gabriel Garcia Borges Cardoso, Universidade Federal de Goiás

Licenciado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia de Goiás (ESEFFEGO), vinculada à Universidade Estadual de Goiás (UEG). Pós-graduando em Educação Física escolar (Universidade Federal de Goiás) e em Mídias na Educação (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte). Professor de Educação Física na rede privada do município de Goiânia/GO, atuando nos anos iniciais do ensino fundamental.

Fernando Henrique Silva Carneiro, Instituto Federal de Goiás

Doutor em Educação Física (UnB)

Referências

ANDRADE, L. C.; DE ANDRADE, J.; LIMA, W.; XIMENES, P. Cultura Corporal: o “movimento” dialético entre homem e natureza. Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG, v. 2, p. e2020007, 19 jun. 2020.

ANDRADE, Leonardo Carlos de. Educação Física e pedagogia histórico-crítica: aproximações históricas e apropriações teóricas. 2022. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.

ANDRADE, Leonardo Carlos de; ANDRADE, Jéssica da Silva Duarte de; MOURA, Sérgio de Almeida. Pedagogia histórico-crítica e Educação Física: o ensino das práticas corporais de aventura nos anos iniciais. Revista Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 63, e71786, 2020.

BETTI, Mauro. (Org.) Educação Física e mídia. São Paulo: Hucitec, 2010.

BROHM, Jean Marie. Sociologia Política del deporte. Cidad del México: Fondo de Cultura Económica, 1982.

CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Lisboa, Portugal: Cotovia, 1990.

CHAGAS, Regiane de Ávila. A dialética da dança. 2018. 151f. Tese de Doutorado - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.

CRESPO, Jorge. As actividades corporais. Síntese histórica. Lisboa: MEC-DGD, 1987.

DAMO, Arlei Sander. Do dom a profissão: uma etnografia do futebol de espetáculo a partir da formação de jogadores no Brasil e na França. 2005. 435 f. Tese (Doutorado em Antropologia Social), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

ELIAS, Norbert; DUNNING, Eric. A busca da excitação. Lisboa: Memória e Sociedade, 1992.

ESCOBAR, Micheli Ortega. Cultura corporal na escola: tarefas da Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, n. 8, v. 1, p. 91-102, dez. 1995.

FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE GINÁSTICA. Gymnaestrada Guide: 1Oth world gynmaestrada Berlin. Berlin: DTB, 1995.

GIOVANNI, Geraldo. Mercantilização das práticas corporais: o esporte na sociedade de consumo de massa. Revista Gestão Industrial, 1(1), 146-155, 2005.

HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento de cultura. São Paulo: Perspectiva, 1980.

INÁCIO, Humberto Luís de Deus et al. Práticas corporais de aventura na escola: possibilidades e desafios – reflexões para além da Base Nacional Comum Curricular. Motrivivência, v. 28, n. 48, p. 168-187, set. 2016.

KISHIMOTO, Tizuko M. (Org.): Jogo, brinquedo, brincadeira, e a educação. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978.

LAVOURA, Tiago Nicola. Cultura corporal e tempo livre em áreas de reforma agrária: notas acerca da educação escolar e da emancipação humana. Tese de Doutorado (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.

LEONTIEV, Alexei. O desenvolvimento do psiquismo. 2. 2d. São Paulo: Centauro, 2004.

LOUREIRO, Robson. Pedagogia histórico-crítica e educação física: a relação teoria e prática. 1996. 284f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba/SP, 1996.

LUKÁCS, György. Prolegômenos para uma ontologia do ser social: questões de princípios para uma ontologia hoje tornada possível. São Paulo: Boitempo, 2010.

MARTINS, Lígia Márcia; ABRANTES, Angelo Antonio; FACCI, Marilda Gonçalves Dias (Org.). Periodização Histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Autores Associados, 2016.

MEDINA, João Paulo S. A Educação Física cuida do corpo... e ‘’mente’’: bases para a renovação e transformação da educação física. 7. ed. Campinas: Papirus, 1983.

NASCIMENTO, Carolina Picchetti. A atividade pedagógica da Educação Física, a proposição dos objetos de ensino e o desenvolvimento das atividades da cultura corporal. 2014. 293 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

REIS, Adriano de Paiva et al. O MMA como “nova” face da luta espetáculo. In.: REIS, Adriano de Paiva et al. (Orgs.). Pedagogia histórico-crítica e educação física. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2013.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. Lutas. In.: GONZÁLEZ, Fernando Jaime; DARIDO, Suraya Cristina; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de (Orgs.). Lutas, capoeira e práticas corporais de aventura. Maringá: Eduem, 2004. v. 4. (Práticas corporais e a organização do conhecimento)

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ. Educação Física. Curitiba: SEED-PR, 2006.

SOARES, Carmen Lúcia. Educação física: raízes européias e Brasil. 4ª.ed. Campinas: Autores Associados, 1994.

SOARES, Carmen Lúcia. et al. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

SOUZA JUNIOR, Marcílio et al. Coletivo de Autores: a cultura corporal em questão. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 2, p. 391-411, abr./jun. 2012.

TAFFAREL, Celi Nelza Zülke. Perspectivas Pedagógicas em Educação Física. In: GUEDES, Onacir Carneiro (Org.). Atividade Física: uma abordagem multidimensional. João Pessoa: Ideia, 1997.

TAFFAREL, Celi Nelza Zülke.; ESCOBAR, Micheli Ortega. O. Mas, afinal, o que é Educação Física? Reafirmando o marxismo contra o simplismo intelectual. Faculdade de Educação. Universidade Federal da Bahia, 2004.

TAFFAREL, Celi Nelza Zülke. Pedagogia Histórico-Crítica e Metodologia de Ensino Crítico Superadora da Educação Física: Nexos e Determinações. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente/SP, v. 27, n. 1, p. 5-23, jan./abr. 2016.

TAFFAREL, Celi Nelza Zülke; ESCOBAR, Micheli Ortega. Cultura corporal e os dualismos necessários a ordem do capital. Boletim Germinal-on-line, v. 9, 2009. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/germinal/n9-112009.htm#7cultura. Acessado em 8 fev. 2023.

Downloads

Publicado

2023-11-06

Como Citar

DE ANDRADE, Leonardo Carlos; GARCIA BORGES CARDOSO, Gabriel; SILVA CARNEIRO, Fernando Henrique. Para entender a cultura corporal: uma introdução para estudantes de ensino médio. Motrivivência, Florianópolis, v. 35, n. 66, p. 1–22, 2023. DOI: 10.5007/2175-8042.2023.e94901. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/94901. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Porta Aberta