Para entender a cultura corporal: uma introdução para estudantes de ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e94901Palavras-chave:
Cultura corporal, Educação física, Elementos introdutórios, Ensino médio e superiorResumo
Este texto apresenta os principais conceitos e atividades que constituem a Cultura Corporal, com ênfase no público leitor de “alunos de Ensino Médio”. Partimos de uma pesquisa bibliográfica nos clássicos da Educação Física (crítico-superadora) e de um mapeamento de manifestações concretas do jogo, dança, luta, ginástica, esportes e práticas de aventura. A exposição delineou o seguinte caminho: I) Introdução a questão “o que é Cultura Corporal”, características essenciais (controle de si, controle da ação do outro e projeção artística) e dimensões gerais dos sentidos e finalidades (competitivas, lúdicas, estéticas, históricas, de aventura, políticas, éticas, morais, entre outras); II) Identificação de diferentes manifestações da Cultura Corporal; III) Exposição dos determinantes de cada atividade da Cultura Corporal. Consideramos que essa síntese pode contribuir pedagogicamente para a compreensão dos estudantes de Ensino Médio e trabalho educativo dos professores, sobre a Cultura Corporal, para além do senso comum, pela mediação de conceitos.
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