Para entender a cultura corporal: uma introdução para estudantes de ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e94901

Palavras-chave:

Cultura corporal, Educação física, Elementos introdutórios, Ensino médio e superior

Resumo

Este texto apresenta os principais conceitos e atividades que constituem a Cultura Corporal, com ênfase no público leitor de “alunos de Ensino Médio”. Partimos de uma pesquisa bibliográfica nos clássicos da Educação Física (crítico-superadora) e de um mapeamento de manifestações concretas do jogo, dança, luta, ginástica, esportes e práticas de aventura. A exposição delineou o seguinte caminho: I) Introdução a questão “o que é Cultura Corporal”, características essenciais (controle de si, controle da ação do outro e projeção artística) e dimensões gerais dos sentidos e finalidades (competitivas, lúdicas, estéticas, históricas, de aventura, políticas, éticas, morais, entre outras); II) Identificação de diferentes manifestações da Cultura Corporal; III) Exposição dos determinantes de cada atividade da Cultura Corporal. Consideramos que essa síntese pode contribuir pedagogicamente para a compreensão dos estudantes de Ensino Médio e trabalho educativo dos professores, sobre a Cultura Corporal, para além do senso comum, pela mediação de conceitos.

Biografia do Autor

Leonardo Carlos de Andrade, Instituto Federal Goiano

Mestre em Educação Física (UFG)

Gabriel Garcia Borges Cardoso, Universidade Federal de Goiás

Licenciado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia de Goiás (ESEFFEGO), vinculada à Universidade Estadual de Goiás (UEG). Pós-graduando em Educação Física escolar (Universidade Federal de Goiás) e em Mídias na Educação (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte). Professor de Educação Física na rede privada do município de Goiânia/GO, atuando nos anos iniciais do ensino fundamental.

Fernando Henrique Silva Carneiro, Instituto Federal de Goiás

Doutor em Educação Física (UnB)

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Publicado

2023-11-06

Como Citar

de Andrade, L. C., Garcia Borges Cardoso, G., & Silva Carneiro, F. H. (2023). Para entender a cultura corporal: uma introdução para estudantes de ensino médio. Motrivivência, 35(66), 1–22. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e94901

Edição

Seção

Porta Aberta