O jogo como atribuição da Educação Física: uma revisão de literatura em periódicos brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2024.e96922

Palavras-chave:

Jogo, Educação física, Prática pedagógica

Resumo

A BNCC estabeleceu competências para garantir aprendizagens essenciais na educação básica: entre essas, institui que tratar o jogo como conteúdo significa ir além de tratá-lo como meio para atingir um fim externo. Considerando este marco na legislação, o presente trabalho parte do interesse em analisar a produção atual do campo da Educação Física (EF) sobre o tema do jogo com intuito de identificar a produção de trabalhos que promovam a reflexão sobre o mesmo como conteúdo (fim em si mesmo). Realizou uma triagem nos principais periódicos da EF brasileiros, identificando 75 artigos no período de 2011 a 2022. Constatou-se que a maioria dos trabalhos debatem a utilização do jogo como um meio para atingir um objetivo externo, o que tende para a sua funcionalização. Esta constatação levou ao movimento de análise que aporta uma discussão sobre o jogo como conteúdo da EF, a partir da psicologia sócio-interacionista, ressaltando-se a necessidade de mais trabalhos que tratem das potencialidades formativas do jogo em si.

Biografia do Autor

Filipe Ferreira Ghidetti, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Educação Física - Licenciatura pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009), Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012) e Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF)

Renata Marques Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Possui mestrado em Educação Física (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da UFES na linha de pesquisa Formação Docente e Currículo em Educação Física. Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação/UFSC na linha de pesquisa Sociologia e História da Educação. Colabora desde 2008, da CIA de dança ANDORA, grupo parafolclórico vinculado ao CEFD/UFES que é fruto de um projeto de ensino, pesquisa e extensão que objetiva a formação de professores para o trabalho com manifestações populares em espaços educativos e atua como coordenadora do grupo de estudos Andora em Roda.

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Publicado

2024-08-02

Como Citar

GHIDETTI, Filipe Ferreira; MARQUES RODRIGUES, Renata. O jogo como atribuição da Educação Física: uma revisão de literatura em periódicos brasileiros. Motrivivência, Florianópolis, v. 36, n. 67, p. 1–21, 2024. DOI: 10.5007/2175-8042.2024.e96922. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/96922. Acesso em: 12 out. 2024.

Edição

Seção

Porta Aberta