A DIALÉTICA DA TEORIA RACIALISTA COMO SABER PARA PROBLEMATIZAR EM PESQUISAS SOBRE QUESTÔES RACIAIS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÌSICA ESCOLAR

Autores

  • Marcelo Siqueira de Jesus Penesb-UFF

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2008n30p169

Resumo

O presente texto faz uma apresentação sobre a moderna teoria científica racialista na sociedade francesa entre o final do século XVII até o século XIX. O intuito é relativizar este conhecimento com professores e educadores que atuam no ensino e na pesquisa cujo campo de investigação seja a educação física escolar (Escola Básica) e que adotem como referencial metodológico e filosófico a “cultura corporal”. A questão racial é privilegiada neste artigo e atende as indicações sobre a Lei n° 10.639/03.

Biografia do Autor

Marcelo Siqueira de Jesus, Penesb-UFF

Mestre Pela Universidade Federal Fluminense, em 2009. Professor da escola básica nas redes estadual de ensino-RJ e municipal de São Gonçalo-RJ. Pesquisador do Penesb-UFF.

Downloads

Publicado

2009-12-11

Como Citar

Jesus, M. S. de. (2009). A DIALÉTICA DA TEORIA RACIALISTA COMO SABER PARA PROBLEMATIZAR EM PESQUISAS SOBRE QUESTÔES RACIAIS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÌSICA ESCOLAR. Motrivivência, (30), 169–184. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2008n30p169