Formação de professores na sociedade do capital: uma análise crítica das diretrizes curriculares nacionais para os cursos superiores de educação física

Autores

  • José Pereira Sousa Sobrinho Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2011v23n36p129

Resumo

O presente estudo se esmera sobre a análise das diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores de educação física, homologada através da resolução 07/04. Refletimos neste trabalho sobre quatro pontos preponderantes da referida resolução. São eles: a teoria das competências como eixo norteador do processo de formação; a concepção de ciência; movimento humano enquanto objeto de estudo da área; a fragmentação da formação em bacharelado e licenciatura. em relação a esses pontos expomos uma crítica radical ao caráter de precarização apresentado no modelo de formação de professores homologado pela resolução acima referida, expondo a necessidade histórica de sua superação.

Biografia do Autor

José Pereira Sousa Sobrinho, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Professor do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Ceará. Contato: jpssobrinho@yahoo.com.b

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Publicado

2011-01-01

Como Citar

Sousa Sobrinho, J. P. (2011). Formação de professores na sociedade do capital: uma análise crítica das diretrizes curriculares nacionais para os cursos superiores de educação física. Motrivivência, (36), 129–148. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2011v23n36p129