O trato com o conhecimento da ginástica: um estudo sobre possibilidades de superação

Autores

  • Cristina Souza Paraiso UFBA

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2011v23n36p169

Resumo

O estudo apresenta como objeto proposições superadoras para o ensino da ginástica na escola, a partir da organização do trabalho pedagógico – trato com conhecimento. Visa explicitar possibilidades de alteração do trabalho pedagógico, no trato com conhecimento da ginástica na escola, a partir de uma pesquisa qualitativa analisando as obras: Coletivo de Autores (1992), Almeida (2005), Ayoub (2007) e o Livro Didático Público de Educação Física do Paraná (2006). Os resultados possibilitam reconhecer que, apesar das contradições evidentes, é possível contribuir para alterar o trabalho pedagógico a partir de determinados princípios e proposições superadoras no trato com o conhecimento da ginástica.

Biografia do Autor

Cristina Souza Paraiso, UFBA

Doutoranda em Educação PPGE/UFBA e pesquisadora do Grupo LEPEL/FACED/UFBA. Contato: tinaparaiso@yahoo.com

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Publicado

2011-01-01

Como Citar

Paraiso, C. S. (2011). O trato com o conhecimento da ginástica: um estudo sobre possibilidades de superação. Motrivivência, (36), 169–196. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2011v23n36p169