Uma visão panorâmica da LDB à BNCC: as políticas públicas de alfabetização, letramento e suas relações com a cultura corporal na Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p113

Resumo

O presente artigo tem como foco os documentos, programas e leis que dizem respeito a leitura e escrita dos sujeitos, especialmente os posteriores a 1996, ano de aprovação da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) até a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em construção desde o ano de 2015 e sua possível afinidade com a legislação vigente do Ensino Nacional Brasileiro, tendo o corpo como parte da análise porque a política também passa por ele, ou seja,  pelos conteúdos e linguagens inerentes à cultura corporal, que pode ser traduzida como “políticas do corpo” que, no sentido mais amplo, podem ser consideradas como uma forma de alfabetização e “letramento corporal”,  sobretudo,  nas séries iniciais do Ensino Fundamental e, consequentemente, no componente curricular da Educação Física. Essa reflexão se justifica, considerando que, no documento em apreço, a Educação Física está inserida na “Àrea das Linguagens”, principalmente da cultura e das linguagens corporais. A Educação Física é um componente curricular cuja responsabilidade é tratar das práticas corporais na escola como fenômeno cultural dinâmico, diversificado, pluridimensional, singular e contraditório, assegurando aos/às estudantes a construção de um conjunto de conhecimentos necessários à formação plena do cidadão.

Biografia do Autor

Ivo Dickmann, Unochapecó

Professor Titular "C" do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado, Unochapecó. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2011-2015). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2008-2010). Bacharel em Filosofia pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE, 2005-2007). Aperfeiçoamento em Direitos Humanos (IFIBE). Principal foco de atuação e pesquisa: Educação (perspectiva crítica e libertadora), Educação Ambiental (formação de educadores ambientais e educação ambiental freireana escolar), Educação Popular (Metodologia Paulo Freire), Educação do Campo (juventude, gênero e agricultura familiar), cooperativismo autogestionário e economia solidária. Líder do Grupo Palavração - Pesquisa em Educação Ambiental Freireana. 

Ieda Pertuzatti, Unochapecó

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2006), especialização em Psicopedagogia pela CELER Faculdades , Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA) (2012), especialização em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pela CELER Faculdades , Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA) (2014), e especialização em Disciplinas de Formação para o Magistério Superior, pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ ( 2015),e aperfeiçoamento Afetividade e Relações Humanas (2012), curso de Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2013), participante da Formação para Alfabetizadores do PNAIC, com ênfase na Língua Portuguesa (2013-2014), participante da Formação para alfabetizadores do PNAIC, com ênfase na Matemática (2014-2015), orientadora na Formação continuada de Professores PNAIC (2016) Professora do Ensino Fundamental na Escola Reunida Municipal Professora Lydia Franzon Dondoni. Tem experiência na área da alfabetização. Atualmente atual como Coordenadora de Programas Educacionais na Secretaria de Educação do Município de Nova Erechim-SC. Mestranda em Educação na Universidade Comunitária da Região de Chapecó ? UNOCHAPECÓ

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Publicado

2016-09-21

Como Citar

Dickmann, I., & Pertuzatti, I. (2016). Uma visão panorâmica da LDB à BNCC: as políticas públicas de alfabetização, letramento e suas relações com a cultura corporal na Educação Física. Motrivivência, 28(48), 113–129. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p113

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Seção Temática