Identidade pedagógica e curricular da Educação Física escolar: territórios de reconhecimento e legitimidade no Instituto Federal Catarinense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p241

Resumo

O presente trabalho trata-se de um estudo realizado, no âmbito do Instituto Federal Catarinense (IFC), sobre o movimento de constituição da identidade pedagógica e curricular da Educação Física (EF) e sua legitimidade. O problema de pesquisa ficou sintetizado na seguinte questão: como vem sendo constituída a identidade pedagógica e curricular da EF no âmbito do IFC? Caracteriza-se como um trabalho de caráter qualitativo, de base exploratória e estudo de caso. Os principais procedimentos para a obtenção das informações foram: análise documental, observação participante e entrevistas semiestruturadas. Dentre os achados da pesquisa, em síntese, concluiu-se que a constituição da identidade pedagógica e curricular da EF no âmbito do Instituto Federal Catarinense vem sendo configurada nos processos relacionais, nas representações sociais, na ação pedagógica e curricular, no reconhecimento social dos seus princípios e códigos e no próprio movimento que esta pesquisa produziu no interior do campus Sombrio.

Biografia do Autor

Paulo Fernando Mesquita Junior, Instituto Federal Catarinense

  • Mestrado em Educação pela UFSC
  • Professor no Instituto Federal Catarinense - IFC
  • Santa Rosa do Sul, SC, Brasil
  • paulo.junior@ifc-sombrio.edu.br,
  • Rua das Rosas, SN Vila Nova - Caixa Postal 04 CEP: 88965-000
  • Telefone: 48-35348000

Juares da Silva Thiesen, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

  • Doutor em  Engenharia e Gestão do Conhecimento  pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Professor Ajunto na Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC.
  • Florianópilis, SC, Brasil
  • juaresthiesen@gmail.com

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Publicado

2016-09-21

Como Citar

Mesquita Junior, P. F., & Thiesen, J. da S. (2016). Identidade pedagógica e curricular da Educação Física escolar: territórios de reconhecimento e legitimidade no Instituto Federal Catarinense. Motrivivência, 28(48), 241–264. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p241

Edição

Seção

Artigos Originais