Aprendizagens do e no Futebol: sobre os ensaios e a constituição da habilidade

Autores

  • Eliene Lopes Faria Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n53p134

Resumo

Este artigo aborda a aprendizagem de uma prática muito popular no Brasil: o futebol. Produzido a partir de pesquisa etnográfica (em um bairro de Belo Horizonte/BR) em diálogo com a antropologia, o estudo desvelou elementos que envolvem a aprendizagem nesse esporte: os contextos de produção e os modos de participação; as relações de poder/aprendizagem entre novatos e veteranos; as mudanças nas formas de participação; a constituição de identidades; os ensaios futebolísticos como contextos de aprendizagem. A centralidade/densidade das aprendizagens constituídas nos ensaios futebolísticos (repetidos exercícios dos praticantes com a bola) permitiu recortar essas práticas como foco. Neste artigo, essas práticas foram colocadas em dois grupos: ensaios “solo” (quando um praticante se envolve na produção de movimentos futebolísticos com a bola) e os ensaios “guiados” (quando mais de um praticante está envolvido na produção de movimentos futebolísticos).

Biografia do Autor

Eliene Lopes Faria, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora de Educação Física do Colégio Técnico da UFMG. Doutora em Educação.

Referências

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AUTOR, 2008. (referencia retirada para não permitir a identificação do autor do artigo)

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Publicado

2018-04-19

Como Citar

Faria, E. L. (2018). Aprendizagens do e no Futebol: sobre os ensaios e a constituição da habilidade. Motrivivência, 30(53), 134–151. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n53p134

Edição

Seção

Artigos Originais