O ensino do basquetebol e o espaço físico em questão: um relato de experiência a partir de uma escola pública do norte
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e56328Resumo
O basquetebol demanda um espaço físico escolar melhor estruturado e isso parece ser um fator limitante para o desenvolvimento deste nas escolas públicas. O objetivo deste estudo foi relatar a experiência de introduzir o basquetebol a alunos de uma escola pública da periferia de Manaus que não possui quadra poliesportiva. Para tal, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa a partir de uma observação participante. Quatro aulas (teóricas e práticas) abordando o basquetebol foram propostas a 36 alunos do ensino fundamental 2. Infere-se que o basquetebol pode ser desenvolvido com os alunos da escola pública mesmo sem espaço físico apropriado. Cabe ao professor ser o agente promotor do acesso ao basquetebol escolar com uma proposta pedagógica dinâmica, além da necessidade de questionamento sobre suas normas, sentidos e suas condições de adaptação à realidade social e cultural da escola.Referências
BARTHOLO, Tiago; SOARES, Antonio; SALGADO, Simone. Dilemas da disciplina no espaço escolar. Currículo sem Fronteiras, v. 11, n. 2, p. 204-220, 2011.
BETTI, Irene Conceição Rangel. Esporte na escola: mas é só isso, professor? Motriz, v. 1, n. 1, p. 25-31, 1999.
CHICATI, Karen Cristina. Motivation in Physical Education classes of senior high school grades. Revista da Educação Física/UEM, v. 11, n. 1, p. 97-105, 2008.
COSTA, Luciane Cristina Arantes et al. Educação física e esportes: motivando para a prática cotidiana. Movimento, v. 23, n. 3, p. 935-948, 2017.
DAMAZIO, Marcia Silva; SILVA, Maria Fatima Paiva. O ensino da educação física e o espaço físico em questão. Pensar a prática, v. 11, n. 2, p. 189-196, 2008.
DE ROSE, Júnior Dante; TRICOLI, Valmor. Basquetebol: uma visão integrada entre ciência e prática. Barueri, SP: Manole, 2005.
DOWDA, Marsha et al. Policies and characteristics of the preschool environment and physical activity of young children. Pediatrics, v. 123, n. 2, p. e261-6, 2009.
DUARTE, Orlando. História dos esportes. São Paulo: Senac, 2003.
FRAIHA, Ana Lívia Gorgatto et al. Avaliação da utilização do livro didático com conteúdos de Basquetebol nas aulas de Educação Física a partir da opinião de alunos. Arquivos em
Movimento, v. 12, n. 1, p. 54-64, 2016.
GALVÃO, Zenaide. Educação física escolar: a prática do bom professor. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 1, n. 1, p. 65-72, 2002.
GONÇALVES, Luiz Fernando et al. Mapeamento da produção do conhecimento sobre a modalidade do basquetebol nos periódicos brasileiros. Pensar a prática, v. 20, n. 3, p. 461-465, 2017.
KANTERS, Michael et al. School sport participation under two school sport policies: comparisons by race/ethnicity, gender, and socioeconomic status. Annals of Behavior Medicine, v. 45 Suppl 1, p. S113-21, 2013.
MACHADO, Nilson José. Sobre a ideia de projeto. São Paulo: Escrituras, 1997.
MAYRING, Philipp. Einführung in die qualitative Sozialforschung (Introduction to Qualitative Social Research). Weinheim: Beltz, 2002.
PAULA, Alisson Slider do Nascimento et al. O ensino da educação física e a sua infraestrutura em questão: correlação com a prática pedagógica dos professores das escolas da rede municipal de Sobral/CE. Motrivivência, n. 39, p. 57-65, 2012.
RAMOS, Valmor; GRAÇA, Amândio Braga dos Santos; NASCIMENTO, Juarez Vieira. A representação do ensino do basquetebol em contexto escolar: estudos de casos na formação inicial em educação física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 20, n. 1, p. 37-49, 2006.
RODRIGUES, Heitor Andrade; DARIDO, Suraya Cristina. Basquetebol na escola: uma proposta didático-pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
SALGADO, Simone da Silva; SALLES, Fabiano Lange; ALVES, Cecília Fonseca Pessôa de Andrade. A educação física e os fatores estressores do cotidiano escolar: situando professores e gestores. Motrivivência, n. 39, p. 92-100, 2012.
SEVERINO, Cláudio Dedularno; GONÇALVES, Francisco José Miranda; DARIDO, Suraya Cristina. A visão dos professores quanto ao processo de ensino e de aprendizagem do basquetebol nas aulas de Educação Física: a realidade de Volta Redonda/RJ. Movimento, v. 20, n. 4, p. 1283-1304, 2014.
TAFFAREL, Celi Nelza Zulke; MACEDO, Christiane Garcia; GOELLNER, Silvana Vilodre. Espaços e equipamentos para a educação física escolar e não-escolar: entrevista com Celi Nelza Zulke Taffarel. Motrivivência, v. 24, n. 39, p. 66-75, 2012.
TAYLOR, Ian; NTOUMANIS, Nikos; STANDAGE, Martyn. A self-determination theory approach to understanding the antecedents of teachers' motivational strategies in physical education. Journal of Sports Exercise Psychology, v. 30, n. 1, p. 75-94, 2008.
TENÓRIO, Maria Cecília Marinho; TASSITANO, Rafael Miranda; LIMA, Marilia Carvalho. Conhecendo o ambiente escolar para as aulas de educação física: existe diferença entre as escolas? Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 17, n. 4, p. 307-313, 2013.
TURATO, Egberto Ribeiro. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetos de pesquisa. Revista de Saúde pública, v. 39, p. 507-514, 2005.
VOLPATO, Ramon Dario. Propostas pedagógicas a partir da mídia para o conteúdo basquetebol. 2008. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Faculdade de Educação Física, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).