Sentidos e significados da escola do campo na perspectiva da produção cultural das crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e73795

Resumo

Este texto apresenta reflexões sobre os sentidos e significados da escola do campo atribuídos por crianças, especialmente, a partir de sua produção cultural. A escola é central para os territórios camponeses, espaço de encontro entre conhecimentos científicos e populares, organização comunitária e partilha da vida. A investigação aconteceu em parceria com uma escola do campo localizada na Chapada dos Veadeiros (Goiás) no Bioma Cerrado. Com base na Psicologia Histórico-Cultural, Educação do Campo e Sociologia da Infância, a pesquisa prezou pela participação das crianças e consideração de suas diferentes linguagens. Contou com os instrumentos: fotografia, observação participante e entrevistas a partir de abordagem lúdica. A pesquisa demonstrou que as crianças se apropriavam da escola para encontrar com seus pares, estudar, brincar, inventar e como a escola do campo é um espaço-tempo fundamental de formação humana, existência e resistência camponesa.

Biografia do Autor

Jaciara Oliveira Leite, Universidade de Brasília (UnB)

Mestre em Educação Física pelo PPGE/UFSC

Doutora em Educação pelo PPGE/UnB

Docente da Faculdade de Educação Física (FEF/UnB)

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Publicado

2020-10-01

Como Citar

Leite, J. O. (2020). Sentidos e significados da escola do campo na perspectiva da produção cultural das crianças. Motrivivência, 32(63), 01–19. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e73795

Edição

Seção

Artigos Originais