Corpo e ginástica num Rio de Janeiro – mosaico de imagens e textos

Autores/as

  • Andrea Moreno UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumen

O presente texto resulta da tese de doutorado (em Educação) da autora e parte da constatação da ausência de registros/referências à ginástica (sueca) em textos e periódicos da cidade do Rio de Janeiro, no período entre o fim do século XIX e início do XX. A ginástica teria sido recusada pela vocação a cultura da liberdade, a festa e o prazer dos muitos “povos” que compunham as classes populares da sociedade fluminense, tendo ficado restrita à instituição escolar, frequentada pela elite.

Biografía del autor/a

Andrea Moreno, UFMG

Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Foi professora da Universidade Federal de Viçosa e atualmente é professora adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área da Educação Física e Educação, com ênfase em História da Educação, História da Educação Física e História da Educação do corpo.

Publicado

2000-01-01

Cómo citar

Moreno, A. (2000). Corpo e ginástica num Rio de Janeiro – mosaico de imagens e textos. Motrivivência, (15). https://doi.org/10.5007/%x

Artículos más leídos del mismo autor/a