Educação inclusiva em foco: reflexos da produção científica em periódicos da área da Educação e da Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e83338

Palavras-chave:

sobrepeso, obesidade, nível econômico, escolares.

Resumo

Na presente investigação objetiva-se mapear e discutir a produção acadêmica sobre a Educação Inclusiva em artigos científicos indexados em periódicos eletrônicos da área da Educação e Educação Física, entre o período de janeiro de 2000 e agosto de 2020, por meio da construção de um Estado do Conhecimento. Para tanto, foram sistematizados por meio dos descritores “educação inclusiva”, “educação física adaptada” e “educação física inclusiva”, os artigos publicados em 21 periódicos classificados em estratos de qualidade A2, B1 e B2, indexados na área da Educação e Educação Física. No tratamento dos dados, adotou-se as técnicas da Análise de Conteúdo. Como resultados, foram recuperados 57 artigos, nos quais evidenciou-se estudos que versam sobre a Educação Física Inclusiva a partir de pesquisas bibliográficas e revisões sistemáticas; percepções e atitudes de professores e estudantes; formação inicial e continuada de professores; atuação docente; e processo de inclusão de estudante com deficiência nas aulas.  

Biografia do Autor

Camila Rubira Silva, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Mestre em Educação em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Especialista em Docência com Ênfase em Educação Inclusiva pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

José Carlos dos Santos , Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Especialista em Docência pelo IFMG. Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí. Professor colaborador no curso de Bacharelado em Educação Física da UFTM. 

Patrícia Ferreira Santos Guanãbens, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG

Mestre em ensino de Ciências e Matemática. Atua como docente no curso de Especialização em Docência com Ênfase em Educação Inclusiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG.

Débora Pereira Laurino, Universidade Federal do Rio Grande -FURG

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como docente e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - PPGEC da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

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Publicado

2022-04-14

Como Citar

Silva, C. R. ., Santos , J. C. dos ., Guanãbens, P. F. S., & Laurino, D. P. . (2022). Educação inclusiva em foco: reflexos da produção científica em periódicos da área da Educação e da Educação Física. Motrivivência, 34(65), 1–21. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e83338

Edição

Seção

Porta Aberta