O JOGO DE XADREZ COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Rosângela Ramos Veloso Universidade Federal de Montes Claros

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2008n31p19

Resumo

O presente estudo tem como objetivo desvelar as práticas pedagógicas no ensino-aprendizagem do jogo de xadrez em escolas públicas. Optou-se pelo uso de procedimentos metodológicos das pesquisas quantitativa e qualitativa através da utilização dos instrumentos: questionário, entrevista semi-estruturada e observação participante. A coleta de dados foi dividida em duas etapas, sendo, a primeira delas, o estudo exploratório em cinco escolas, na intenção de se obter critérios que levassem a um estudo aprofundado em apenas uma escola, através de um estudo de caso. Quanto ao ensino do xadrez em algumas escolas investigadas, as abordagens didáticas se confundem com uma “prática pela prática”, fundamentado apenas nos seus aspectos técnicos. Identificaram-se, também, no lócus do estudo de caso, ações pedagógicas baseadas em um processo dinâmico e ativo capaz de provocar mudanças, com o estabelecimento de estratégias cooperativas, dialógicas e interativas.

Biografia do Autor

Rosângela Ramos Veloso, Universidade Federal de Montes Claros

&

Downloads

Publicado

2010-07-09

Como Citar

VELOSO, Rosângela Ramos. O JOGO DE XADREZ COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Motrivivência, Florianópolis, v. 20, n. 31, p. 19–35, 2010. DOI: 10.5007/2175-8042.2008n31p19. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2008n31p19. Acesso em: 21 nov. 2024.