Escola e acessibilidade espacial: investigando a realidade para as aulas de Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e76232

Resumo

Há em nosso país leis e decretos sobre acessibilidade espacial nas escolas, mas como está a realidade para que ocorra as aulas de educação física? O objetivo deste estudo foi analisar a infraestrutura de escolas públicas estaduais de um município baiano no que diz respeito a acessibilidade arquitetônica, em especial àquela destinada as aulas de Educação Física. Foram analisadas todas as escolas de Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio utilizando a adaptação do “Manual de Acessibilidade Espacial” do Ministério da Educação. Avaliou-se da chegada a escola até a quadra/pátio. Observou-se que apenas duas escolas atenderam um máximo de 50% dos itens investigados, estando as demais com valores inferiores. Para as aulas de Educação Física, itens como piso tátil direcional, quadra com espaço adaptado e bebedouro adaptado próximo à quadra não foram contemplados. Conclui-se que a acessibilidade arquitetônica nessas escolas é precária, dificultando a inclusão nas aulas de Educação Física.

Biografia do Autor

Joslei Viana Souza, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia

Doutora em Educação Especial

Professora da Universidade Estadual de Santa Cruz

Departamento de Ciências da Saúde

Colegiado de Educação Física

Tais Pires de Jesus Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Especialista em Educação Física Adaptada na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Atualmente trabalha na Polícia Militar da Bahia - Itabuna- Bahia -Brasil

Acássia Correia de Sales, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Especialista em Educação Física Adaptada na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Professora do Centro Municipal de Educação José Guedes em Santa Cruz da Vitória - Bahia- Brasil

Camila Fabiana Rossi Squarcini, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia

Doutora em Educação Física

Professora da Universidade Estadual de Santa Cruz

Departamento de Ciências da Saúde

Colegiado de Educação Física

Referências

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Publicado

2020-12-15

Como Citar

Souza, J. V., Santos, T. P. de J., Sales, A. C. de, & Squarcini, C. F. R. (2020). Escola e acessibilidade espacial: investigando a realidade para as aulas de Educação Física. Motrivivência, 32(63), 1–19. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e76232

Edição

Seção

Artigos Originais