A criança no corpo a corpo em combate: uma discussão em perspectiva fenomenológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e84062

Palavras-chave:

Fotogrametria, Postura, Fisioterapia, Avaliação

Resumo

Trata-se de estudo teórico-filosófico, em perspectiva fenomenológica, acerca da experiência da criança no corpo a corpo em combate. Tem como objetivo principal discutir a especificidade da criança em situação de corpo a corpo em combate. Para tanto, retoma-se as discussões na literatura sobre o fenômeno do corpo a corpo em combate, bem como dos estudos sobre a infância no entrelaçamento entre psicologia e fenomenologia merleau-pontyana. Considera-se o desafio nas aproximações entre as vivências do adulto e da criança e propõe-se uma releitura em torno da noção de corpo a corpo em combate encontrada na literatura, com vistas a contemplar a experiência infantil neste campo. Compreende-se fundamentalmente que a criança luta da forma como lhe é possível e que cabe à presença do adulto uma importante mediação entre as percepções infantis e um mundo compartilhado com pessoas que não são mais crianças.

Biografia do Autor

Thabata Castelo Branco Telles, USP

Doutora

Universidade de São Paulo, Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, Brasil

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Publicado

2022-02-09

Como Citar

TELLES, Thabata Castelo Branco. A criança no corpo a corpo em combate: uma discussão em perspectiva fenomenológica. Motrivivência, Florianópolis, v. 34, n. 65, p. 1–17, 2022. DOI: 10.5007/2175-8042.2022.e84062. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/84062. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Porta Aberta