Perfil das estudantes do curso de Pedagogia: cor, gênero e desafios na trajetória acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e100747Palavras-chave:
Curso de Pedagogia, Perfil das estudantes, Trajetória acadêmicaResumo
Esse artigo apresenta dados de uma pesquisa realizada junto as estudantes do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Sinop/MT. O objetivo foi realizar o levantamento do perfil de gênero, cor, extrato social e as principais dificuldades enfrentadas por elas ao longo do curso. A metodologia adotada é qualitativa e quantitativa, e os dados apresentados foram gerados por meio de questionário impresso aplicado no mês de novembro de 2023. O referencial teórico que embasa as análises é de Louro (1986), Freire (2011), Joanone Neto (2014) e Abreu (2015). A falta de tempo está entre as maiores dificuldades elencadas pelas estudantes durante a trajetória universitária, conciliar trabalho e o tempo para se dedicarem aos estudos foram as mais citadas.
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