Perfil das estudantes do curso de Pedagogia: cor, gênero e desafios na trajetória acadêmica

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e100747

Mots-clés :

Curso de Pedagogia, Perfil das estudantes, Trajetória acadêmica

Résumé

Esse artigo apresenta dados de uma pesquisa realizada junto as estudantes do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Sinop/MT. O objetivo foi realizar o levantamento do perfil de gênero, cor, extrato social e as principais dificuldades enfrentadas por elas ao longo do curso. A metodologia adotada é qualitativa e quantitativa, e os dados apresentados foram gerados por meio de questionário impresso aplicado no mês de novembro de 2023. O referencial teórico que embasa as análises é de Louro (1986), Freire (2011), Joanone Neto (2014) e Abreu (2015).  A falta de tempo está entre as maiores dificuldades elencadas pelas estudantes durante a trajetória universitária, conciliar trabalho e o tempo para se dedicarem aos estudos foram as mais citadas.

 

Bibliographies de l'auteur

Ivone Jesus Alexandre, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, SP, Brasil. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil. Graduada pela Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil. Professora Adjunta na área de Metodologia de Ensino na Universidade Estadual de Mato Grosso. Professora do Programa de Pós Graduação de Educação Inclusiva-PROFEI

Caroline Mari de Oliveira Galina, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil, Campus Cáceres/MT. Professora do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT, campus Sinop/MT). Assessora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura de Sinop/MT. Integrante do Grupo de Pesquisa em Estudos Decoloniais (GPED/UFMS).

Gregory Duarte Juffo, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. Professor Adjunto na área de metodologia de pesquisa na Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil (SINOP).

Francisco José Gomes Pereira, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestre em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil (2022), Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2020) e Graduado em Teologia pela Faculdade Teológica Batista Equatorial (2011).

Références

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Publiée

2025-03-20

Comment citer

Alexandre, I. J., Galina, C. M. de O., Juffo, G. D., & Gomes Pereira, F. J. (2025). Perfil das estudantes do curso de Pedagogia: cor, gênero e desafios na trajetória acadêmica. Perspectiva, 43(2), 1–17. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e100747